Mitos e verdades sobre nome no SPC

Mitos e verdades: nome no SPC e SERASA

Ter o nome sujo na praça é uma dor de cabeça que muitos brasileiros conhecem. Uma das causas desse problema, é o número de desempregados que só vem aumentando. Com isso, a inadimplência aumenta, e surgem inúmeras dúvidas sobre como proceder no caso de nome no SPC e SERASA.

Estar negativado significa que alguma pendência não foi quitada com uma loja ou financeira. Dessa pendência, cria-se a inadimplência, causando situações indesejadas como:

• Impedimento do uso de cartão de crédito;
• Bloqueio na criação de uma nova conta de banco;
• Recusa em algumas vagas em emprego na esfera particular;
• Desconto automático em conta-corrente;
• Recusa na renovação de matrícula em faculdades e colégios particulares;
• Impedimento de abertura de crédito, mesmo após quitar dívidas.

Assim como em muitos processos burocráticos, criam-se informações falsas para aplicar golpes ou somente causar confusão. Verifique alguns mitos e verdades sobre o assunto:

Não posso prestar concurso público com o nome negativado

Mito. Caso a pessoa preste para um concurso, e consiga ser aprovado, o nome sujo não é um impedimento para assumir a vaga. Entretanto, caso o cargo seja para o setor financeiro, como o BNDES, é solicitado que o servidor quite suas dívidas e limpe o nome.

O nome pode estar negativado mesmo sem haver dívidas

Verdade. No caso de golpes e processos fraudulentos, a pessoa pode ter seu nome sujo injustamente. Portanto, ao ser notificada sobre estar negativada, é de suma importância que as autoridades sejam avisadas. Ou seja, a vítima deve procurar a Justiça para receber indenização e todos os seus direitos, além de limpar o nome.

É normal receber ligações e mensagens constantes de cobrança

Mito. Esse caso é considerado como situação constrangedora, pelo Código de Defesa do Consumidor, e pode acarretar em problemas para quem está cobrando. Porém, para evitar o desconforto, é fundamental que a pessoa negocie a dívida o quanto antes. Dessa forma, garante-se mais tranquilidade à ambas as partes.

A empresa é obrigada por lei a me avisar que serei negativado

Verdade. Próximo ao final do prazo acordado pela empresa, é obrigatório que a mesma envie a notificação por escrito, para o cliente. Por meio disso, a empresa garante que a pessoa poderá negociar a dívida, antes de ser negativada. Após este período, caso não haja negociação, a empresa enviará seus dados para os órgãos de proteção ao crédito, sujando seu nome.

Para solucionar este problema, com praticidade e rapidez, foi criado o Caminhão da Serasa. O veículo itinerante visita cidades do Brasil, disponibilizando serviços para quem precisa limpar o nome. Dentre os benefícios gratuitos oferecidos, estão:

• Consulta ao CPF, para atualizar a situação;
• Esclarecimento sobre a pontuação Score;
E o mais importante: a renegociação de dívidas, para finalmente começar a quitar as pendências.

Para usufruir dos serviços, é importante levar um documento original com foto. E, para encontrar o Caminhão da Serasa em sua cidade ou próximo dela, acesse o artigo que lista todos os lugares que serão visitados ainda este ano!