Mobile Marketing: como o investimento pode potencializar os resultados de pequenos e médios negócios?

ANÚNCIOS

Estratégia garante campanhas mais segmentadas, de fácil acesso e com alto nível de leitura dos consumidores

Nos últimos anos, novas estratégias de marketing surgiram, e alguns recursos mais antigos foram reinventados para se adequar aos hábitos atuais de consumo. Este é o caso do Mobile Marketing, meio pelo qual pequenos e médios negócios podem se aproximar mais de seus consumidores, sem que invistam mais do que o possível.

A interação destes recursos com os consumidores é uma das mais vantajosas aos empreendedores, visto que, no Brasil, 79,3% dos brasileiros com 10 anos ou mais têm aparelhos celulares para uso pessoal, com ou sem internet, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) 2018, divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outro dado do levantamento aponta que os aparelhos são o principal meio de acesso à rede no país, sendo utilizados por 98,1% dos cidadãos a partir dos 10 anos.

CONHEÇA MAIS BENEFÍCIOS:

DINHEIRO ESQUECIDO

Em maio deste ano, 67% de todas as visitas feitas a e-commerces no Brasil vieram de smartphones ou tablets. No período, apenas a categoria de Educação, Livros e Papelaria foi mais buscada por meio dos computadores, de acordo com o Relatório E-commerce no Brasil, produzido pela Conversion.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO SEU E-MAIL:

Sendo assim, com tamanha utilização dos smartphones pela população, em alguns casos maior até que os notebooks e computadores, a estratégia de enviar mensagens para o celular se torna cada vez mais frequente. Neste sentido, o Mobile Marketing é refletido em uma construção de relacionamento com o consumidor, por meio de e-mails, chatbots, ligações telefônicas, mensagens instantâneas via redes sociais e WhatsApp, além do SMS.

Outra vantagem do modelo de comunicação é que, por estar sempre com as pessoas, o celular, caso esteja com o serviço de localização ativada, é capaz de apresentar a geolocalização do dono, facilitando as empresas de saber quando o consumidor está pronto para adquirir algo em uma loja ou traçar padrões de comportamento que possibilitem uma estratégia personalizada para cada consumidor.

Ainda neste ponto, as empresas também conseguem segmentar as mensagens e enviá-las apenas para as pessoas que estiverem próximas ao estabelecimento, como um restaurante com um evento especial ou promoção de pratos naquele momento, por exemplo. Assim, os consumidores possuem a escolha de irem ou não ao local, mas também se sentem, ao menos, inteirados do assunto e de parte do acontecimento.

Neste modelo, um dos recursos do Mobile Marketing que mais se adequa à situação é o SMS, o que mais agrega valor ao consumidor e com maior retorno do investimento, já que, independentemente do acesso à internet da pessoa, chega ao número de destino. Os empreendedores podem usar o canal para comunicar diferentes assuntos com o cliente, como cobranças e lembretes de pagamento – com código de barras, contato para simulação/negociação ou ações promocionais para quitação –, agendamentos, notificações e confirmações – que pode ser usado para atualizar status de pedidos e lembrar o cidadão de consultas marcadas –, campanhas de marketing e vendas – com os carrinhos que o consumidor deixou no site, avisos de promoções e cupons em determinadas campanhas – e SMS interativo, com pesquisas de satisfação após os serviços prestados.

Para traçar uma estratégia por meio da ferramenta, é imprescindível que o consumidor autorize o envio das mensagens ao seu número. Por conta disso, a empresa pode adotar estratégias para convencê-lo a isso, como o envio de promoções exclusivas, catálogos de novos produtos e até mesmo um cupom de desconto em algum departamento ou item de consumo.