Networking para tímidos: Veja 6 dicas para vencer

Atualmente no mundo corporativo, ter uma boa networking é com certeza a melhor maneira de gerar novos negócios. Entretanto, para certas pessoas construir relações pode ser difícil. 

Anúncios

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, cerca de 70% dos jovens possuem dificuldade de achar emprego não por faltar oportunidade, mas sim por causa da timidez.

Uma das maneiras que podem auxiliar a driblar essa timidez é o networking, que possui como principal objetivo criar relacionamentos com as demais pessoas em nível emocional para auxiliar na construção de um negócio.

Dessa maneira, é necessário conhecer e interagir com as pessoas que podem integrar a sua rede de negócios ou até mesmo amizade.

Entretanto, um networker tímido várias vezes pode acabar se sentindo ansioso ao entrar em contato com as demais pessoas e potenciais clientes. Se sentir à vontade para se apresentar para estranhos é um dos grandes obstáculos para um networking de sucesso.

É bastante comum que as pessoas se sintam um pouco assustadas em eventos de networking. Porém, é muito possível reverter esse cenário. Nos próximos tópicos, listamos seis dicas preciosas para que você consiga fazer networking mesmo com a timidez.

Imagem: Pixabay

Procure por grupos de Networking

É possível integrar grupos presenciais ou onlines na sua região. Além de possibilitar conhecer pessoas novas, todas estão disponíveis para conversar e melhorar as suas habilidades.

São nessas reuniões que vai ser possível treinar características como comportamentos, desenvoltura, abordagens, dialética entre outras.

Faça como mais de 143.907 pessoas

Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

Marketing por

Saia da zona de conforto e converse com novas pessoas

Quando falamos de networking, também é necessário se comunicar com as pessoas e pensar nas formas criativas para construir o seu negócio. Por isso, dedique um tempo para os relacionamentos que você já possui.

Tente estender a mão e perguntar se os seus colegas estão bem, se existe algo que você possa fazer para ajudar essas pessoas. Lembre-se que, no mundo dos negócios, uma mão sempre lava a outra.

Nunca é tarde para começar

A correria da nossa rotina diária nos faz pensar que não existe tempo para realizar networkings, mas na verdade sempre existe tempo.

Nunca é tarde demais para começar a fazer sua rede agora, uma pessoa por vez. Além de fazer parte das reuniões, você pode se colocar a convidar um membro para tomar um café, conversar, enfim, fazer algum programa por mês e começar então a ampliar a sua rede de contatos.

Seja agradável

Desenvolver uma simpatia ajuda muito a abrir novas portas para networking. Estar disponível para conversar ou para expressar essa vontade ajuda muito no primeiro contato e ajuda mais ainda a quebrar o gelo.

Uma excelente chance para desenvolver todo esse ponto é fazer parte de certos grupos ou de reuniões de empreendedores, por exemplo.

Ouça o que os outros dizem

Saber compartilhar e ouvir é essencial para vencer essa timidez. O ambiente do BNI é norteado pelo compartilhamento de recursos.

Esses acabam sendo uma ordem material ou imaterial, como as habilidades, talentos, informações, conhecimentos, saberes, contatos e experiências de outras riquezas que temos.

Leve em consideração o “efeito borboleta”

Quando nós falamos em um efeito borboleta, é algo fácil e simples de se compreender. Você não sabe muito bem quem as pessoas conhecem, então somente entre em contato com alguma pessoa para construir o relacionamento.

É necessário ter um ponto de partida para conhecer essas pessoas. Conhecendo uma  pessoa em reunião ou evento, ela pode acabar te indicando para outras pessoas, e dessa maneira, você vai acabar construindo relacionamentos sem saber onde o efeito borboleta vai te levar.

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo