Nome negativado: quais os problemas?

Muita gente ignora quando está com CPF negativado, mas, não imagina as chances financeiras que perde

Anúncios

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) trazem números alarmantes sobre o perfil financeiro de vários brasileiros. O levantamento é do mês de outubro e mostra que o número de endividados subiu 11% no Brasil se compararmos com o mesmo período de 2021.

O que chama atenção é o percentual ser o mais elevado desde que o levantamento começou, há oito anos e significa que 4 em cada 10 brasileiros tinham o nome “sujo” desde setembro de 2022, equivalendo a mais de 64 milhões de pessoas.

Agora que você viu os dados, sabe que se o CPF está negativado, está acompanhado(a) de muitos outros brasileiros. Para entender como isso impacta na sua vida financeira, vamos falar um pouco de alguns termos importantes e claro, trazer algumas dicas para você iniciar essa jornada e ficar no azul.

Acompanhe conosco o que é score, Serasa, pontuação e outros detalhes importantes sobre os programas de proteção ao crédito essenciais para decidir cedência de crédito, abertura de contas, financiamento e muito mais. Vamos aos detalhes!

Nome negativado: o que é?

Quem nunca ouviu dizer que fulano está com “nome sujo”? Essa expressão é comum e muito usada para denominar alguém que teve o CPF negativado por algum motivo. O principal motivo de uma negativação diz respeito a comprar um produto, ou serviço e não realizar o pagamento de parcelas ou o valor total.

Assim, como já acordado com a maioria das empresas, assim que o pagamento não é feito em um período de um a dois meses, você é informado de que possivelmente o CPF será incluído em um programa de proteção ao crédito, que no Brasil, são dois mais populares: Serasa e SCPC.

Serasa

A empresa se consolidou como uma referência para análises de crédito e cedência de informações para que instituições financeiras e empresas cedam crédito, sendo uma empresa privada que reúne dados enviados por empresas e bancos, por exemplo. O Serasa utiliza o score, uma pontuação que sobe e desce e demonstra se você está apto ou não para ter crédito na praça. A pontuação pode chegar até mil, e quanto mais próximo desse valor, mais chances você tem de conquistar cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e parcelamentos com boletos, por exemplo.

SCPC

A sigla significa Serviço Central de Proteção ao Crédito e é uma instituição da Boa Vista Serviços, criada em 1955. Bem como o Serasa, a empresa envia cartas informando sobre as dívidas e solicitando regularização e após o pagamento das dívidas, a própria empresa solicita a retirada do CPF do banco de dados.

Consequências de ter nome negativado

Agora que você sabe informações básicas sobre os programas de proteção ao crédito, é hora de entender as principais consequências em ter o nome negativado e claro, como negociar para ficar com o CPF no azul e aumentar suas possibilidades financeiras. Vamos lá!

Não conseguir empréstimos

A não ser na modalidade consignado, será muito difícil conseguir empréstimos pessoais com CPF negativado, principalmente se forem tentativas em bancos tradicionais ou digitais. Os bancos entendem ser arriscado oferecer grandes valores a quem não arcou com outros pagamentos no passado.

Impossibilidade de financiamentos

Financiamentos como Minha Casa Minha Vida não são acessíveis para quem tem nome negativado, portanto, ainda que você se encaixe em alguns critérios, o CPF negativado irá impedir a compra da casa própria, por exemplo. Isso também vale para financiamentos de veículos, onde as concessionárias pesquisam seu nome para aprovação e compra de carro.

Cartão de crédito

Ainda que você consiga abrir contas com o nome negativado, não será possível ter limite de crédito com o CPF sujo. Alguns bancos digitais até abrem brechas para que isso aconteça quando há grande movimentação financeira por parte do cliente, mas se haver limite, ele será incompatível com a renda e menor do que o esperado.

Portanto, dificilmente quem tem nome sujo terá limite de crédito, sendo obrigado a comprar tudo a vista e sem a possibilidade de adquirir itens de valor na forma parcelada, ainda que é possível conseguir cartões pré-pago, por exemplo.

Parcelamentos em boletos

Agências de viagens e lojas de departamentos não oferecem a alternativa citada para quem tem nome negativado, isso porque é através do CPF que os boletos são impressos e aprovados após uma compra. Sem essa garantia por parte do cliente, não é possível conseguir pagamentos longos através de boletos.

Mas, como limpar meu nome?

Tirar o CPF do Serasa não é tarefa fácil, mas você pode começar um planejamento para conquistar esse benefício. Acompanhe algumas dicas importantes que podem te ajudar a sair dessa situação difícil!

Renda extra

Ainda que a situação não esteja apertada, se não sobra dinheiro, não há como planejar pagamento de dívidas. Portanto, busque uma renda extra e comece a juntar o dinheiro especificamente para pagar as dívidas.

Junte dinheiro

Um planejamento financeiro bem feito mostra como você pode gastar menos e economizar mais em prol desse objetivo. Defina uma conta bancária que você usa pouco e use-a para acumular o dinheiro que irá quitar suas dívidas, se quiser, claro, pagar tudo à vista.

Negocie por feirões

De tempos em tempos, a Serasa cria “Feirões Limpa Nome” para quem está negativado e busca uma solução para zerar a dívida. Portanto, comece pelas negociações de parcelas que cabem no bolso, e tente pagar em simultâneo a dívida que tem gera o maior juros. Assim, você elimina duas dívidas e começa a levantar seu score gradualmente. A dica é sempre negociar através do programa de proteção ao crédito, para que a restrição suma mais rápido.

Empréstimo

É recomendável encontrar algum conhecido que forneça um empréstimo para que você quite suas dúvidas e mantenha pagamentos parcelamentos somente com essa pessoa. Assim, você ganha alternativas através do nome limpo e ainda consegue pagar este conhecido sem problemas. Essa troca é inteligente e resolve o problema muito mais rápido do que as três opções trazidas acima.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…