Novo vale gás – Saiba mais sobre a ampliação do beneficio

Nas últimas semanas, o atual Governo vem estudando a possibilidade de ampliar valores para o novo vale gás. Para quem ainda não conhece, o vale gás é um programa destinado às pessoas que vivem em pobreza ou extrema pobreza.

Anúncios

Seu objetivo é garantir um auxílio financeiro que ajude na compra do gás de cozinha pelas famílias carentes. Já que os constantes aumentos na oferta desse produto têm inviabilizado sua compra por muitas famílias.

Você tem dúvidas sobre o novo vale gás? Siga a leitura e entenda mais detalhes sobre o assunto.

Veja também:

Novo vale gás: Expectativa é que o benefício tenha valor ampliado

Atualmente, mais ou menos 5,6 milhões de pessoas são atendidas pelo programa do vale gás, que é pago a cada dois meses pelo governo. No mês de junho o valor foi de R$ 53,00, o cálculo sobre o valor é feito usando a base da ANP.

Esse valor corresponde a 50% do valor médio de um botijão de gás no mercado brasileiro. O novo vale gás foi recalculado, sobretudo em razão da alta dos preços referentes ao combustível brasileiro. O que por sua vez acaba impactando o preço do botijão de gás de cozinha.

O fato de ocorrer esse aumento acaba pressionando o governo a repensar as diretrizes do vale gás e o valor de concessão do benefício. Nessas novas regras, inclusive se pensa em pagar o valor total que corresponde ao botijão de gás para as famílias.

Esse aumento pode acontecer ainda em 2022?

Muitos brasileiros querem descobrir se o novo vale gás vai sofrer um reajuste que seja pago ainda neste ano de 2022. Vale destacar que a proposta para o novo vale gás já está em análise pelo Senado.

Faça como mais de 143.907 pessoas
Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

A ideia dos senadores que apoiam a medida é assentar o projeto como emenda o quanto antes. Da mesma forma que o vale combustível, o novo vale gás necessita ser acrescentado a PEC de compensação financeira.

Do contrário, o aumento previsto para o novo vale gás irá ultrapassar os gastos previstos indo na contramão aos objetivos do Governo que é não ultrapassar o teto de gastos.

Inclusive, o presidente do Senado mencionou em entrevista que o teto deve ser respeitado. Portanto, qualquer alteração precisa de um estudo de impacto.

A ideia de introduzir o novo vale gás por meio de PEC já existe, mas há quem acabe associando a urgência da medida com manobras de cercar a legislação eleitoral. Até porque tão próximo das eleições não é possível conceder novos auxílios ou aumentar antigos.

No momento segue em discussão no plenário sobre a possibilidade ou não de haver pagamentos reajustados no ano vigente.

Quem tem direito ao vale gás?

As pessoas que têm direito a receber o vale gás, são aquelas que são atendidas pelo Auxílio Brasil e estão caracterizadas como pobres ou extremamente pobres. Não é necessário passar por nenhum tipo de nova inscrição para receber o vale gás.

É uma seleção que acontece de forma automática, além disso, a pessoa só precisa estar cadastrada no CadÚnico.

Lembrando que para uma família ter o cadastro ativo no CadÚnico a renda per capita deve ser igual ou então inferior a meio salário mínimo, que hoje corresponde a um valor de R$ 606,00 por pessoa.

Além disso, as pessoas que recebem o BPC, independente do CadÚnico, possuem o direito de receber o vale gás.

Após conhecer a ideia do novo vale gás, agora só resta aguardar para ver se a aprovação dos novos valores para vale gás irá de fato ocorrer na prática.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo