Novo valor do salário mínimo nacional para 2023
Confira a projeção do salário mínimo com base no acúmulo de inflação do país
Já passamos da metade do ano, mas o governo já está trabalhando nas previsões para o próximo ano.
Nessas previsões de gastos para 2023, o governo já está trabalhando em um novo valor para o salário mínimo que entrará em vigor em 1º de janeiro.
Vale lembrar que o novo valor do salário mínimo terá como base um reajuste econômico diante do aumento da inflação, porém, não há benefício real para os trabalhadores.
Novos valores do salário mínimo para 2023
De acordo com dados divulgados pelo projeto de orientação orçamentária do governo apresentado ao Congresso, o projeto identificou um aumento de 1.212 reais para 1.294 reais até 2023.
No entanto, como o salário mínimo é reajustado pela inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), são necessárias novas mudanças no salário mínimo nacional.
O INPC subiu 5,61%, segundo dados divulgados pelo IBGE, e deve fechar em 8,1%, segundo projeções do governo.
Com isso, o salário mínimo será reajustado de R$ 1.212 para R$ 1.310 caso a inflação cumpra a previsão do governo.
Vale lembrar que a definição efetiva do salário mínimo só deve ocorrer em 1º de janeiro, quando o governo poderá identificar a inflação acumulada nos 12 meses de 2022 e aplicar as correções no novo salário mínimo.
Qual é o papel do salário mínimo?
A função do salário mínimo é geralmente uma função social cujo objetivo é garantir os recursos mínimos necessários para a sobrevivência dos cidadãos e suas famílias.
Portanto, o salário mínimo é o menor valor que uma pessoa pode ganhar, pois o objetivo é cobrir custos básicos como:
- Moradia
- Alimentação
- Educação
- Saúde
- Lazer
- Vestuário
- Higiene
- Transporte
- Previdência Social.
O salário mínimo é fundamental e um direito social do trabalhador, conforme prevê a Constituição. Dessa forma sendo uma maneira de garantir condições dignas para a população.