O que são criptomoedas e para que elas servem?

As criptomoedas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado – e estão se tornando cada vez mais difícil para os investidores ignorá-las.  

Por exemplo, a Coinbase noticiou recentemente a primeira exchange criptográfica a se tornar pública no Nasdaq, e empresas estabelecidas como a Fidelity estão adicionando criptografia a suas ofertas de investimento

A adoção de pagamentos online usando criptomoedas também está crescendo cada vez mais.

Desse modo, você pode estar se perguntando o que fazer com a moeda criptográfica e se ela tem um lugar em seu portfólio. 

Mas se você não estiver familiarizado com moedas digitais ou tecnologia blockchain, até mesmo o conceito básico pode ser esmagador. 

Portanto, aqui está nosso guia sobre criptomoedas, e o porquê tantas pessoas estão falando sobre isso nos dias de hoje.

O que são criptomoedas?

criptomoedas

A moeda criptográfica é um tipo de moeda digital e descentralizada. 

Sendo assim, as criptomoedas podem ser usadas para comprar e vender coisas, e seu potencial para armazenar e aumentar o valor também chamou a atenção de muitos investidores.

Há milhares de moedas criptográficas disponíveis hoje em dia. A mais popular – e a mais original – é a Bitcoin, que foi criada em 2009. 

Entretanto, moedas criptográficas comuns incluem Ethereum, XRP, e Bitcoin Cash. 

Cada uma destas moedas serve um propósito diferente, com algumas otimizadas para uso no lugar do dinheiro, e outras projetadas para transações privadas, diretas.

Dessa maneira, as moedas criptográficas são totalmente digitais, portanto não há nenhuma moeda ou nota física conectada ao criptograma que você possui. 

Em vez disso, os proprietários seguram a moeda criptográfica em uma carteira digital, e compram ou vendem através de uma troca online. 

A descentralização é um princípio básico da moeda criptográfica. Enquanto a maioria das moedas é apoiada por um banco central – o dólar americano, por exemplo, é apoiado pela “fé e crédito totais” do governo dos EUA – as moedas criptográficas são mantidas e valorizadas por seus usuários.

As transações em moedas criptográficas são registradas em um livro-razão descentralizado. 

O que você pode fazer com as criptomoedas?

Embora compartilhe características tanto de moeda quanto de investimentos, ainda há debate entre os especialistas sobre se a moeda criptográfica é claramente uma ou outra. 

Como seu nome sugere, você pode usar a criptomoeda para fazer compras, mas seu poder de compra é limitado; a moeda criptográfica ainda não é amplamente aceita entre os varejistas e outras empresas. 

Para muitas pessoas, o cripto é um tipo de investimento alternativo. 

Assim como você pode comprar e negociar ações em empresas públicas, você pode comprar a moeda criptográfica com a esperança de que ela aumente de valor ao longo do tempo, permitindo que você obtenha lucros em uma data posterior. 

Algumas pessoas investem menos em moeda criptográfica pela crença de que ela se tornará uma moeda popular e mais como uma aposta na tecnologia da blockchain por trás dela. 

Deu para entender um pouco mais sobre o que são as criptomoedas? Esperamos que sim!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

 

CAIXA TEM - INFORMAÇÕES: