Paguei a dívida e não limparam meu nome. O que fazer?

Você demorou meses para conseguir juntar dinheiro ou pegou até um empréstimo para pagar a sua dívida e, mesmo depois de pagá-la, o seu nome continua sujo?

Anúncios

Então se acalme e continue lendo, porque vamos mostrar o que fazer quando você quita a dívida, mas continua negativado na Serasa.

QUAL O PRAZO PARA A EMPRESA LIMPAR O MEU NOME APÓS PAGAMENTO DA DÍVIDA?

DÍVIDA
Saiba como proceder caso pague uma dívida e o seu nome não seja limpo.

A primeira coisa que você deve saber é que não há necessidade de entrar em contato ou ir até a Serasa para explicar que você legalizou a sua situação, pois isso é obrigação da empresa credora.

Ela tem um prazo de 5 dias úteis para avisar ao órgão de proteção ao crédito de que a dívida

foi paga e, depois disso, a Serasa retira o seu nome do banco de negativados em um dia útil.

Porém, esses prazos podem variar dependendo do modo em que você fez o acordo. Pagamentos via boleto, por exemplo, podem demorar até 3 dias úteis para serem compensados pelo banco e só depois disso é que a empresa terá a confirmação de que a dívida foi realmente quitada.

Além disso, se você fez um acordo de pagamento parcelado da sua dívida, pode ser que a empresa limpe o seu nome depois de confirmado o pagamento da primeira parcela, mas não são todas que fazem isso. Algumas preferem esperar que você pague todo o valor primeiro, para depois dar baixa no seu nome.

Ah, e claro, caso ela limpe o seu nome depois do pagamento da primeira prestação, não pense que está livre para deixar de pagar as outras. Caso contrário, seu nome voltará a ser negativado na Serasa.

PASSOU O PRAZO E MEU NOME AINDA ESTÁ COM DÍVIDA. O QUE FAZER?

É sempre fundamental guardar todos os comprovantes dos acordos e pagamentos que você realizar junto à empresa para qual está devendo.

Se já passou o prazo de 6 dias úteis (5 dias para a empresa + 1 dia para a Serasa) depois de confirmado o seu pagamento e você ainda não foi retirado da lista de inadimplentes, entre em contato com a credora, explique a situação, e peça para que ela avise à Serasa com urgência de que você já legalizou a sua situação e quer seu nome limpo.

Normalmente, isso já basta para resolver o problema e faz você economizar o tempo que levaria para entrar com uma ação na Justiça.

JÁ FALEI COM A CREDORA, MAS AINDA ESTOU NEGATIVADO. E AGORA?

Bem, se o prazo passou, você entrou em contato com a empresa, e nada foi feito, o jeito vai ser forçar a obrigação. Procure um órgão de defesa do consumidor, que pode ser o Procon da sua cidade, e mostre todos os comprovantes dos acordos e pagamentos que você tiver guardado.

O próprio Procon entrará em contato com a instituição e exigirá o cumprimento do seu direito, aumentando as chances de resolver a sua situação com urgência.

Mas, se mesmo assim a credora se recusar ou demorar a limpar o seu nome  na Serasa, você pode entrar com uma ação junto ao Juizado Especial Cível da sua cidade. Neste caso, poderá inclusive pedir indenização por danos morais, devido ao atraso e constrangimento que a empresa lhe causou.

MEU NOME FINALMENTE ESTÁ LIMPO, MAS MEU SCORE NÃO SUBIU. POR QUÊ?

Calma, não é tão rápido assim. Depois que você conseguiu, de fato, sair da lista de inadimplentes, vai demorar um pouco para que o mercado confie em você novamente e, consequentemente, seu Score suba.

Para isso, é muito importante não contrair novas dívidas e nem atrasar o pagamento das suas contas. Fazendo isso, seu Score com certeza vai melhorar e você terá menos complicações na hora de conseguir crédito.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…