Para que serve o Caixa tem?

Aplicativo da Caixa é gratuito e útil para diversas situações;

Já baixou o Caixa Tem por algum motivo? Esse aplicativo da Caixa é ideal para quem precisa receber valores do governo e nunca teve conta na Caixa Econômica Federal. Através dessa poupança digital, qualquer pessoa, seja aquela que nunca teve conta bancária ou teve várias, pode acessar serviços bancários.

Portanto, essa conta é movimentada por um aplicativo de mesmo nome, com todas as funcionalidades que uma conta comum, como transferências, Pix, oportunidade de empréstimo e claro, os saques, que podem ser feitos em agências da Caixa. É possível também retirar dinheiro através das lotéricas.

Essa é uma das únicas contas digitais que não obriga o cliente a arcar com tarifas ou mudar de cartões, por exemplo. Além disso, todo o cadastro é feito pelo celular e até mesmo as atualizações são realizadas sem sair de casa, o que facilita o acesso para muita gente. Mas, afinal, para que serve essa conta?

Na maioria das vezes, é através do Caixa Tem que brasileiros recebem valores de benefícios, isso quando nunca teve relacionamento com a Caixa. Através dessa conta os pagamentos de benefícios emergenciais também são pagos, como por exemplo, o saque do FGTS, liberado pelo governo uma vez por ano.

A seguir, você vai saber cada detalhe do Caixa Tem, como baixar, de que maneira ele pode ser utilizado e como funciona para cada caso. Você aprenderá as funcionalidades desse aplicativo e poderá baixar hoje mesmo a sua versão, com número de conta e agência para usar quando quiser. Acompanhe!

 

Como baixar?

Primeiramente, é preciso ter um smartphone compatível para fazer o download. Não é preciso ser caro, somente ter espaço suficiente para as funcionalidades do aplicativo. Portanto, busque na sua loja virtual o aplicativo de mesmo nome, e escolha a opção que tenha o certificado da Caixa Econômica Federal.

Quando o celular for iPhone, busque na Apple Store o aplicativo Caixa Tem com certificado de segurança. Para opções Android, como Motorola, Samsung ou Xiaomi, busque na Google Store o aplicativo e faça o download, que costuma ser bem rápido. 

Ao estar com o aplicativo no celular, faça seu cadastro gratuito e aguarde a aprovação para iniciar a utilização. Quando abrir a plataforma, você terá várias funcionalidades que detalharemos a seguir.

 

Funcionalidades do Caixa Tem

A tela inicial do aplicativo já traz várias opções de clique aos clientes, inclusive o campo do saldo disponível, que fica sempre escondido. Isso significa que o cliente precisa apertar para visualizar o saldo. No campo direito superior, está o número de conta e agência da sua poupança digital.

Habitação Caixa

Nesta opção, quem possui financiamento da Caixa consegue verificar parcelas que faltam e todas as informações do contrato ativo, tudo através do aplicativo. É possível também verificar as datas do financiamento e muitas outras informações sem sair de casa.

 

Abono Salarial

O Abono, ou Pis/Pasep pode ser consultado neste aplicativo. Ao clicar neste campo, o cliente acessa um chat do Caixa Tem automático, que funciona o tempo todo. Durante as perguntas, você pode selecionar se quer verificar o calendário de pagamentos, as informações do Abono ou voltar para consulta. Se acaso não haver pagamentos para seu caso, o aplicativo também informa.

 

Negociação de dívidas

Se há alguma dívida com o banco relacionada a FIES, cartão de crédito, empréstimo consignado, crédito rural e financiamento habitacional, você pode iniciar as negociações através do aplicativo. No mesmo chat, várias opções para serem selecionadas são apresentadas ao cliente, que deve clicar em qual negociação deseja fazer e seguir com os procedimentos.

 

Cartão de crédito

Você sabia que é possível ter limite de crédito com seu Caixa Tem? Através de um cadastro atualizado e a depender da sua movimentação, além do estado do CPF, qualquer usuário do Caixa Tem pode solicitar seu limite de crédito, além de um cartão físico, de débito mesmo. Depois da aprovação, é utilizar a função crédito.

 

Recarga de telefone

Com o saldo disponível, você carrega seu celular através do chat do Caixa Tem, que pede, primeiro, o número com DDD para acessar informações da operadora. Somente celulares pré-pagos podem utilizar a funcionalidade, e diversos valores estão disponíveis para os clientes usarem.

 

Serviços para mulheres

Um campo específico do Caixa Tem é direcionado somente para as mulheres, onde produtos e opções financeiras são ofertadas para aquelas que tem baixa renda ou estão começando um novo negócio. Ao selecionar essa opção, você conversa no chat automático em qualquer período do dia e descobre opções para melhorar sua situação financeira sem sair de casa. Lembre-se de ter documentos pessoais em mãos!

 

Open Finance

Já ouviu falar do Open Finance? É uma tecnologia de compartilhamento de dados, ou seja, você pode potencializar suas chances de ter um cartão de crédito se oportunizar dados de outros bancos para o Caixa Tem, fazendo assim, com que haja efetivamente um compartilhamento de dados.

 

Mas, para que eu preciso do Caixa Tem?

Essa pergunta é comum e oportuna, já que a maioria dos benefícios pagos pelo governo federal são depositados em contas Caixa Tem. Veja os principais!

 

Bolsa Família

Os pagamentos de acordo com calendários são feitos para a maioria dos beneficiários no Caixa Tem. O valor deste benefício está definido em R$ 600,00 para este ano, com um valor a mais para famílias com crianças.

 

FGTS extraordinário

Uma vez por ano, os trabalhadores que contribuem ou possuem contas ativas (até inativas) no FGTS podem sacar até mil reais de um ou mais contas. Através do Caixa Tem o dinheiro é pago de forma automática, mas também é possível negar o benefício através do aplicativo FGTS.

 

Seguro-desemprego

Para aqueles que não possuem conta na Caixa e foram demitidos sem justa causa, o Seguro-desemprego é a alternativa de renda por tempo determinado. Os cálculos são feitos através do salário recebido nos últimos doze meses, e é preciso ter uma autorização da antiga empresa para confirmar o benefício, cedido por até seis meses na maioria dos casos.

 

Aguarde…

CAIXA TEM - INFORMAÇÕES: