PicPay ou poupança: qual rende mais em 2021?

Você tem conta no PicPay e um dinheiro guardado na poupança e quer saber onde o seu dinheiro estará rendendo mais em 2021?

Anúncios

Mesmo com a baixa taxa de juros – quando comparada a de alguns anos atrás -, pessoas com perfil de investimento conservador ainda preferem a Renda Fixa, por trazer muito menos riscos em relação ao mercado de ações, por exemplo.

Então, já que você quer saber, vamos revelar qual aplicação está valendo mais a pena: PicPay ou poupança? Confira!

Anúncios

Quanto a poupança está rendendo hoje?

Desde 2012, passou a valer uma nova regra para o rendimento da poupança: quando a Taxa Selic estiver abaixo de 8,5%, a caderneta passará a render 70% do valor da taxa de juros + Taxa Referencial (TR).

Anúncios

Atualmente, em abril de 2021, a Taxa Selic está em 2,75% ao ano e a TR está zerada (0%). Sendo assim, a poupança está rendendo 1,925% ao ano (70% de 2,75), o que daria aproximadamente 0,16% ao mês.

Isso significa que, caso você deposite R$1.000 agora e deixe o dinheiro na poupança pelo prazo de um ano, poderá resgatar cerca de R$ 1.019,25.

Quanto rende a conta PicPay em 2021?

Antigamente, o saldo da conta do PicPay rendia apenas 100% do CDI, mesmo valor da carteira virtual do Mercado Pago e da conta Nubank

Anúncios
Anúncios

Porém, o PicPay lançou uma promoção em 2020 que subiu o rendimento de 100% para 210% do CDI, o que atraiu muitos clientes. Entretanto, esse aumento foi por tempo limitado e se encerrou no mês de abril de 2021.

Agora, o saldo está rendendo 150% do CDI, o que continua sendo uma das melhores opções da Renda Fixa com liquidez diária, perdendo apenas para a conta digital do PagBank, que oferece um CDB de 200% do CDI.

Como a taxa CDI atual está em 2,65% – ela sempre fica próxima da Selic -, teríamos um rendimento bruto de 3,975% ao ano na conta do PicPay, aproximadamente 0,33% ao mês.

Vale ressaltar que há incidência de Imposto de Renda (IR) sobre esta aplicação do PicPay, com base na tabela regressiva (quanto mais tempo deixar aplicado, menos imposto paga). Porém, mesmo com o IR, o rendimento atual dela ainda é bem superior ao da poupança.

Outro ponto importante é que, de acordo com o PicPay, a rentabilidade de 150% está garantida apenas até o dia 05/05/2021, podendo ser prorrogada ou não. 

Mas a tendência é que o prazo seja estendido – como aconteceu algumas vezes com a promoção de 210% do CDI -, ou que o rendimento se mantenha pelo menos acima dos 100% do CDI.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

CONTA + CARTÃO DE CRÉDITO PAN
   

Posso retirar o dinheiro do PicPay quando quiser?

Sim. A aplicação do PicPay possui liquidez diária, ou seja, você pode retirar o dinheiro quando quiser e receberá o rendimento do período em que ficou aplicado. Depois, é só transferir o dinheiro via TED ou Pix para o banco de sua preferência.

Essa é outra vantagem em relação à poupança, que possui a famosa “data de aniversário”. Se você retirar o dinheiro da caderneta antes deste dia, todo o rendimento do mês é perdido.

A aplicação do PicPay é segura?

O saldo da conta do PicPay, ao contrário da maioria dos CDBs e investimentos de Renda Fixa, não conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Apesar disso, a fintech – que hoje tem o maior número de usuários do Brasil – afirma que a aplicação é segura por ser investida em títulos públicos federais.

Como aplicar e acompanhar o rendimento da conta PicPay?

A partir do momento em que você tiver dinheiro em saldo na sua conta PicPay, ele renderá automaticamente. Não é necessário fazer nenhum outro procedimento.

Para verificar o rendimento mensal da conta PicPay, siga os seguintes passos:

  1. Faça login na sua conta pelo app do PicPay.
  2. Na parte superior da tela inicial do aplicativo, clique sobre o seu saldo.
  3. Abrirá uma nova janela. Encontre o ícone de um gráfico na parte superior direita e clique sobre ele.
  4. Pronto. Você poderá ver quanto o seu saldo já rendeu no mês atual. Para verificar os meses anteriores, é só clicar em cima do mês desejado.

PicPay ou poupança?

Em resumo, deixar o dinheiro na conta do PicPay é uma opção mais rentável do que a poupança, principalmente agora que está rendendo, temporariamente, 150% do CDI.

Além disso, o usuário pode retirar a aplicação quando quiser e o dinheiro rende todos os dias, ao contrário da caderneta, que possui uma data de aniversário para o rendimento.

É importante ressaltar, porém, que essa diferença só será considerável se a pessoa tiver um bom valor investido e deixar o dinheiro aplicado por um longo período. Caso contrário, deverá receber apenas alguns poucos centavos ou reais a mais por mês no PicPay.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima