Posso faltar no trabalho se meu filho ficar doente?

Saiba como funcionam os direitos dos pais ao absentismo quando uma criança está doente

Anúncios

Por mais delicada que seja a situação, todos somos suscetíveis a algumas doenças, mas para os pais, a situação é ainda mais preocupante quando uma criança está doente.

Uma situação já preocupante acaba sendo ainda mais preocupante porque, além de lidar com uma criança doente, muitas vezes os pais não conseguem ir trabalhar por causa desse problema.

Nesse sentido, uma grande preocupação adicional acaba sendo relacionada ao medo de ser demitido por faltar ao trabalho, mesmo cuidando de uma criança doente.

Meu filho está doente, posso faltar ao trabalho?

Siga em frente! Sim, os pais podem faltar ao trabalho se a criança estiver doente, mas a legislação permite essa questão quando os pais levam seus filhos ao médico.

________________
________________

Em princípio, as mães e os pais têm direito legal a uma ausência anual remunerada ao trabalho para levar os filhos menores de 6 anos ao médico.

Este direito está consagrado em uma lei destinada a garantir um melhor atendimento às crianças, conhecido como Marco da Primeira Infância (incluído na Lei nº 10)

Nesse sentido, o pai ou a mãe podem se ausentar do trabalho uma vez por ano para acompanhar a criança para aconselhamento e exames sem qualquer desconto no salário do trabalhador.

E se eu tiver que me ausentar mais de um dia por ano?

Como vimos, as leis trabalhistas permitem que os pais tirem uma folga do trabalho para acompanhar seus filhos ao médico uma vez por ano.

No entanto, não há legislação trabalhista que obrigue as empresas a aceitarem funcionários que se ausentam do trabalho por mais de um dia por ano para acompanhar uma criança doente.

No entanto, muitos acordos coletivos de trabalho possuem cláusulas que exigem que a empresa pague por mais de um dia de ausência após a apresentação da prova.

Portanto, o primeiro ponto é saber se sua empresa possui acordo coletivo e verificar com os sindicatos de suas respectivas categorias profissionais.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo