Real digital: saiba tudo sobre a nova moeda brasileira
Real digital; tudo o que precisa saber sobre a nova moeda brasileira
O Real digital ainda não está valendo, mas já é uma realidade que vai funcionar em breve. Por mais que muita gente tenha desconfiança sobre o assunto, o fato é que o Brasil vai ter uma modela digital, com os mesmos valores e regras da moeda física.
Além disso, o Real digital também já tem um nome próprio: Drex. E, também embora tenha gerado estranheza, é o nome oficial da moeda que ainda está em fase de finalização e aprimoramento.
De acordo com o Banco Central, o principal objetivo desta nova moeda é justamente facilitar o acesso das pessoas. Isso tudo através de métodos fáceis de interação e até mesmo menor custo de execução.
Real digital com segurança virtual
Agora, o que o Banco Central também tem se preocupado é com a segurança do Real digital. Desta maneira, a ideia é que novo dinheiro virtual seja mais seguro na hora das transações e negociações.
Além disso, ele é diferente da criptomoeda, onde os valores podem variar e têm uma relação parecida com a da bolsa de valores. No caso da moeda digital, ela terá a mesma situação da moeda física, quanto ao valor e quanto à utilização.
Outro ponto importante é que o correntista não tem acesso direto ao Real digital. Assim, a moeda ficará em uma conta específica, digital, como uma carteira virtual.
Contudo, ainda de acordo com as regras do Banco Central, os clientes vão poder usar o Real digital para adquirir bens, como imóveis e até mesmo automóveis. Desde, claro, que tenha o saldo suficiente para isso.
Na prática, o Drex é tido como um primo de PIX, que é o sistema de transferência eletrônica e instantânea de valores financeiros. Contudo, o PIX se usa para transações um pouco menores.
Testes feitos
Agora, a expectativa é que o Real digital entre em operação para os usuários no final de 2024. Enquanto isso, o Banco Central vai intensificar os testes e simular até mesmo depósitos de valores no Tesouro Nacional.
Com isso, e como mais importante, será testada a segurança e a praticidade do Drex. E o Real digital, em breve, também vai fazer parte da rotina no dia a dia dos brasileiros. Logo, vai ganhar espaço, assim como o Pix, garantindo que mais gente tenha acesso a esses valores seguros e que devem, de fato, revolucionarem o mercado financeiro brasileiro.
Então, as pessoas terão no ano que vem o Real digital como uma nova ferramenta de transação financeira.
Saiba mais: Auxílio Gás: Veja tudo sobre o benefício.