Recadastramento Auxílio Brasil e BPC – Saiba mais

Confira nesse artigo todos os detalhes sobre a convocação para recadastramento Auxílio Brasil e BPC!

Anúncios

Mais ou menos oito milhões de pessoas atendidas pelo Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e BPC, vão passar por uma revisão. Seria na verdade um recadastramento Auxílio Brasil e BPC para confirmar dados no CadÚnico.

Esse recadastramento Auxílio Brasil e BPC já estava previsto para ser feito antes. Mas devido a Pandemia do Coronavírus, ele foi adiado. No entanto, neste ano de 2022 o Ministério da Cidadania retomou os procedimentos.

Segundo a legislação, as famílias devem atualizar o cadastro a cada 2 anos ou sempre que houver alterações, em relação à renda de algum componente do grupo familiar. Mas, há muitas divergências de informação. Siga a leitura e entenda como vai funcionar.

Veja também:

Qual o motivo desse recadastramento Auxílio Brasil e BPC?

Recadastramento Auxílio Brasil e BPC

No geral, o processo de averiguação das informações do cadastro no CadÚnico não irá envolver todos os beneficiários. Mas apenas aquelas pessoas que possuem diferença nas informações fornecidas e as que constam na base do governo.

Estima-se que nesse recadastramento Auxílio Brasil e BPC, cerca de 6,6 milhões corresponderão ao Auxílio Brasil e 1,4 milhões ao BPC.

Esse processo precisa ser realizado até o meio do ano de 2022, mais precisamente até julho. Do contrário a pessoa perde seu benefício.

Entretanto, as pessoas que recebem o BPC, precisam fazer o procedimento até o último mês de 2022. Se o recadastramento não for feito até essa data haverá corte do programa, também.

Mas, essa revisão dos beneficiários do BPC, não é para todos os atendidos pelo programa. Será apenas para quem fez a atualização em 2016 e 2017. Quem realizou em 2018 e 2019, vai ser convocado para realizar o procedimento somente no próximo ano.

Esse procedimento de recadastramento Auxílio Brasil e BPC serve para dar continuidade nos benefícios. E, assim, melhorar cada vez mais a qualidade dos dados, garantindo que os beneficiários realmente estejam de acordo com os critérios dos programas.

O que fazer no recadastramento Auxílio Brasil e BPC?

Quem precisa fazer o recadastramento Auxílio Brasil e BPC receberá um aviso através de uma mensagem no extrato, quando for retirar seu pagamento. Ou ainda, vai receber uma notificação no app do Auxílio Brasil.

Já as pessoas que possuem Tarifa Social de Energia Elétrica vão receber uma notificação na conta da energia elétrica.

Como realizar a atualização dos dados no CadÚnico?

A atualização pode ser feita de duas formas, no site ou então no aplicativo do CadÚnico.

Para acessar o site, você deve usar o endereço: cadunico.dataprev.gov.br. Depois que acessar a página, é preciso fazer login com os dados de cadastro do gov.br. Se não conseguir fazer o procedimento online, então será necessário ir até um centro de cadastro do CadÚnico da sua cidade. 

O Ministério da Cidadania afirma que o aplicativo do Cadastro Único é uma das ferramentas mais fáceis para a atualização. Lá, é possível conferir se os dados estão corretos.

Mas, essa orientação serve apenas para quem não teve alterações nas informações do grupo familiar. Se por ventura algum dado for inserido ou então retirado do seu cadastro, então será preciso comparecer presencialmente no posto de atendimento do CadÚnico ou no CRAS.

Não esqueça de levar os documentos que comprovem a alteração que vai ser feita no cadastro. Vale lembrar aqui, que os documentos para cadastramento do CadÚnico são:

  • Responsável pelo grupo familiar: CPF ou Título de Eleitor;
  • Outros membros: certidão de nascimento ou casamento, CPF, RG, Título de eleitor ou Carteira de Trabalho.
  • Famílias quilombolas ou indígenas: podem apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Agora que você entendeu mais detalhes sobre o recadastramento Auxilio Brasil e BPC, fique atento às notificações, para não perder o prazo.

Patrocinados:

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo