Restituição do Imposto de renda: Não recebi o valor no quinto e último lote: e agora? Confira que fazer

Se o contribuinte quiser, ele também pode se antecipar a essa carta da Receita Federal e já buscar corrigir o erro.

Nesta última semana, a Receita Federal liberou o quinto e último lote do imposto de renda para os contribuintes brasileiros. Isso porque o pagamento é escalonado e o valor é liberado gradualmente, de acordo com a ordem de quem declarou primeiro.

Ainda assim, idosos com mais de 60 anos e pessoas com problemas graves de saúde também têm esse direito. Assim, recebem a restituição do imposto de renda primeiro que os demais.

Entretanto, ao finalizar o quinto lote, teve contribuinte que ainda não recebeu a restituição. Neste caso, é sinal de que algo está errado e que precisará fazer algo para não ficar na malha fina. Mas, também não é motivo para desespero.

Restituição após fazer a retificadora

Nesta semana, o governo federal começou a emitir mais de 500 mil cartas aos contribuintes avisando sobre possíveis irregularidades no imposto de renda. Normalmente, são erros na hora do preenchimento dos valores, fazendo com que se caia na chamada malha fina.

Contudo, a boa notícia é que o contribuinte ainda tem tempo de corrigir, mesmo fora do prazo de declaração. Vale lembrar que o último dia de entrega do imposto de renda de 2023 foi no dia 31 de maio, um prazo maior que nos anos anteriores.

Caso tenha algum dado inconsistente, poderá refazer a declaração e entregar, tendo até mesmo a chance de receber a restituição do IR ainda em 2023.

Normalmente, nesta carta que a Receita Federal manda para o contribuinte, vem o aviso do que realmente está errado. E terá a chance de corrigir sem ser, de fato, intimado pela Receita Federal, o que poderá até gerar multas futuras para o contribuinte.

E-Cac é uma boa alternativa

Mas, se o contribuinte quiser, ele também pode se antecipar a essa carta da Receita Federal e já buscar corrigir o erro. Para isso, uma dica é ter um cadastro no site do e-CAC e gerar uma senha e login.

Por lá, será possível acompanhar todo o processamento do seu imposto de renda. Neste espaço, fica já acusado os eventuais erros e as inconsistências que vêm na declaração, muitas vezes até mesmo por algum erro de digitação de valores. 

Assim, deve entrar de novo no programa de declaração do imposto de renda, corrigir e reenviar uma retificadora para a Receita Federal. Desse modo, vai fechar o ano tranquilo e sem dívidas com o governo.

Saiba também: Veja como transformar o seu iphone em maquininha de cartão de crédito. 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.