Revisão do FGTS pode garantir bolada extra na conta do trabalhador

De acordo com a ferramenta LOIT FGTS, a revisão é de cerca de R$ 10.000

Você pode até pedir uma revisão do FGTS na Justiça se assinou um contrato formal entre 1999. Cerca de 70 milhões de trabalhadores podem solicitar correções monetárias de valores depositados no fundo de compensação de verbas rescisórias (FGTS) ao longo dos anos.

A revisão gira em torno de R$ 10 mil, segundo a ferramenta LOIT FGTS, que calcula quanto cada pessoa pode ganhar com a ação e a média dos repasses de revisão.

O valor pode ser maior dependendo do tempo de permanência do recurso no Fundo de Garantia e do valor depositado com base no salário do trabalhador. O valor mensal do FGTS depositado é de 8% do salário.

O que é uma revisão do FGTS?

A revisão do FGTS trata de conduta inconstitucional direta (ADI 5.090) por meio de ações judiciais que aguardam decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

No ano passado, a revisão finalmente recebeu uma reação negativa, já que o STF planeja julgar a questão em maio de 2021.

No entanto, devido a tempos de pandemia e incerteza econômica, a questão acabou não sendo julgada, justamente por se tratar de um escrutínio que poderia ter grande impacto financeiro nos cofres sindicais.

De fato, a censura foi exigida pelos trabalhadores que passaram a perder dinheiro devido ao modelo de correção cambial aplicado aos saldos depositados no FGTS. O formulário atualmente em uso não consegue acompanhar a inflação.

Espera-se que o STF autorize a troca da TR (Taxa Referencial) adotada pela Caixa Econômica Federal por outro índice que garanta a adequada rentabilidade do fundo. O índice mais procurado é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ou INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Como solicitar a auditoria do FGTS?

Enquanto o STF não decidiu rever, os trabalhadores devem ir à Justiça para pedir correções.

Antes de ir ao tribunal, modele quanto você deve ter direito ao longo do processo. Basta acessar o site do LOIT FGTS. Lembre-se, quanto maior o salário e quanto maior o depósito, maior o valor recebido.

Os trabalhadores podem recorrer a contadores e advogados para obter ajuda. Eles podem instruir as partes interessadas sobre como recuperar o dinheiro em tribunal.

Ao ler a extração do FGTS, a ferramenta consegue ler o documento e retornar os resultados de todos os cálculos em segundos.

Essa é uma opção para quem quer fazer uma revisão sem o auxílio de um advogado, já que o próprio trabalhador pode entrar com um pedido judicial.

Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.