Saiba até quando poderá atualizar o seu RG; evite deixar para última hora

O prazo para atualizar o RG pode variar de acordo com a legislação de cada Estado.

O RG é um documento de identificação emitido pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados brasileiros, com validade em todo o território nacional. Para manter a validade do RG, é necessário atualizá-lo periodicamente, caso haja alguma alteração nas informações pessoais do titular, como mudança de nome, estado civil ou endereço.

O prazo para atualizar o RG pode variar de acordo com a legislação de cada estado. No entanto, é importante ressaltar que a atualização deve ser feita o mais breve possível, assim que as informações forem alteradas.

Onde atualizar o RG?

Em geral, a atualização do RG pode ser realizada em um posto de atendimento do Instituto de Identificação, que é vinculado à Secretaria de Segurança Pública do estado em questão. O processo pode envolver a apresentação de documentos comprobatórios das alterações, como certidões de casamento ou de divórcio.

Em alguns estados, o prazo para atualização do RG é de até 30 dias a partir da data da mudança das informações pessoais. Caso esse prazo não seja cumprido, o titular do RG pode estar sujeito a multas ou outras penalidades previstas em lei.

Mas, em muitos casos, é importante também lembrar que existe um prazo máximo para se utilizar o RG em uma viagem, principalmente internacional. Em muitos casos, a exigência é que esse documento tenha sido emitido há, no máximo, 10 anos.

Em alguns locais, a exigência é de cinco anos e, no caso de pessoas que passaram por grandes transformações físicas ou crianças que cresceram, sempre é importante fazer a atualização.

Isso porque também há o risco de se barrar as pessoas na hora do embarque internacional, na chamada imigração dos aeroportos. Portanto, ter um RG atualizado é essencial.

Inclusive, em alguns locais, é possível emitir um RG novo no mesmo dia ou, no máximo, em dois dias. É o caso de São Paulo, que conta com um serviço no estado chamado Poupatempo.

Documento fundamental

Além disso, é importante destacar que o RG é um documento fundamental para a identificação do cidadão em diversas situações, como na realização de transações bancárias, na solicitação de serviços públicos ou na votação. Portanto, manter as informações atualizadas é fundamental para garantir a validade do documento e evitar problemas futuros.

Em resumo, o prazo para atualização do RG pode variar de acordo com a legislação de cada estado, mas é importante realizar a atualização o mais breve possível, assim que houver alterações nas informações pessoais do titular. Isso garantirá a validade do documento e evitará problemas futuros.

Saiba mais: Quem tem dois pagamentos, pode ter duas aposentadorias? Entenda. 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.