Saiba como conferir e acompanhar o tempo para aposentadoria
É preciso trabalhar mais tempo para conseguir se aposentar, além de ainda ter que receber menos.
A aposentadoria é o grande sonho de muita gente e, após a nova lei da previdência social, em 2019, isso ficou um pouco mais difícil. Afinal de contas, agora é preciso trabalhar mais tempo para conseguir se aposentar, além de ainda ter que receber menos.
No entanto, para quem já contribuía anos antes para o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), ainda há a regra de transição. Assim, poderá manter boa parte dos benefícios e ter a aposentadoria antes do tempo em relação a quem começou a contribuir depois.
Ainda assim, há muitas dúvida e muita gente não sabe, por exemplo, como conferir o tempo de trabalho. Portanto, é importante correr atrás das informações e começar a pensar na aposentadoria.
Onde conferir o tempo que falta para a aposentadoria?
Atualmente, uma das possibilidades de saber quanto tempo falta para a aposentadoria é indo a uma agência da Previdência Social, com todos os seus documentos. Assim, vai precisar agendar uma visita e conversar com um atendente, que vai passar todos os detalhes sobre quanto tempo falta e quais documentos eventualmente precisa.
Mas, também há uma possiblidade mais simples de fazer esse acompanhamento: através do aplicativo ‘Meu INSS’, que podemos baixar no celular. Neste caso, poderá encontrar no Google Play e também no App Store.
Assim, quando baixar esse programa e se já tiver o cadastro no Gov.BR, o portal do governo federal, poderá ter acesso a todo o seu histórico profissional. Mas, se não tiver o cadastro, deverá fazer antes.
Então, no Meu INSS, vão aparecer diversas opções de simulação de aposentadoria e o tempo restante. Inclusive, no próprio aplicativo, já se sabe se está no tempo de pedir a aposentadoria ou não.
Diversas possibilidades
No aplicativo, aparecem diversas opções, como a aposentadoria por tempo de contribuição, por idade ou por pontos (quando soma a idade e o tempo de contribuição; é 99 para homens e 89 para mulher).
Além disso, o trabalhador que está de olho na aposentadoria, deve ter contribuído para o INSS, tanto se for registrado em carteira quanto se for autônomo. Por isso, é importante contar o tempo de serviço desde o início da vida profissional.
No final, quando estiver com os dados da aposentadoria e ainda tiver dúvidas, o ideal é buscar um advogado especialista em previdência social. Assim, vai poder se inteirar e saber até mesmo quando a melhor modalidade e a mais vantajosa forma de se aposentar.
Leia também: Prova de vida: veja como será em 2023