Sexta-feira é o último dia para pedir isenção do Enem

Veja quem te direito e como pedir a isenção.

Isenção do Enem; saiba até quando pedir e quem tem o direito

O pedido de isenção de taxa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), está chegando ao final. Desta maneira, os estudantes de baixa renda que querem prestar essa prova precisam correr, já que são os últimos dias.

Afinal de contas, o prazo para pedir isenção da taxa do Enem começou no dia 17 de abril e vai apenas até esta próxima sexta-feira, dia 28 de abril. Portanto, é a última semana para conseguir pedir esse benefício.

Quem tem direito a isenção do Enem

Agora, muita gente também fica em dúvida sobre quem tem direito isenção da taxa do Enem. Na prática, essa prova se tornou das mais importantes nos últimos anos para os estudantes.

Afinal de contas, a nota do Enem muitas vezes compõe a nota do vestibular em muitas faculdades. Inclusive, há algumas universidades brasileiras onde nem há vestibular e a nota do Enem é a única possível para entrar no curso superior.

Portanto, prestar a prova do Enem é essencial e, até por conta da Constituição Federal de 1988, todos têm o direito ao acesso ao estudo. Então, o estudante que não tem condições de pagar a taxa de inscrição, tem o direito de pedir uma isenção do Enem.

Atualmente, os estudantes que estão no ano final do Ensino Médio em escolas públicas ou bolsistas integrais da rede privada, podem pedir a isenção. Contudo, esse grupo também precisa comprovar que tem renda familiar per capita abaixo de um salário mínimo e meio.

Além disso, os que têm declaração de vulnerabilidade econômica e os que estão inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal, também podem pedir a isenção na taxa de pagamento do Enem.

Até mesmo aqueles estudantes que tiveram isenção em 2022 e não fizeram a prova, podem novamente pedir a isenção. Entretanto, precisam apresentar uma justificativa para que possam novamente realizar a prova neste ano.

Calendário

Atualmente, a previsão é de que a análise da justificativa aconteça até o próximo dia 8 de maio. Se não apresentar justificativa ou se tiver o pedido recusado pelo Inep, o estudante terá que pagar a taxa. Além disso, as provas do Enem em 2023 também já estão com data definida.

Desta maneira, as provas do Enem vão acontecer em duas datas. A primeira delas será no dia 5 de dezembro, enquanto a segunda vai acontecer no dia 12 de dezembro. Assim, o estudante tem que se preparar bem para conseguir uma boa nota.

Saiba também: Restituição do imposto de renda. Veja que terá direito. 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.