Vaga congelada – Saiba o que significa

Confira nesse artigo mais detalhes sobre o que é vaga congelada e como proceder nesse tipo de situação!

Anúncios

Provavelmente, você já deve ter ouvido o termo vaga congelada, mas talvez não saiba o que ele representa. Resumidamente, vaga congelada é quando a empresa decide não prosseguir com o processo seletivo.

Por isso, que muitos profissionais, ao escutarem esse termo tem até calafrios. Afinal, muitos já passaram por essa situação chata de mandar o currículo, fazer a entrevista e depois simplesmente a empresa desaparecer.

Mas, se este não é o seu caso e deseja entender melhor como funciona e o que fazer com a vaga congelada, confira esse post na integra e fique por dentro do assunto!

Veja também:

Vaga congelada: o que é?

A vaga congelada é quando a empresa executa a maioria das etapas do processo seletivo e depois não dá nenhuma satisfação sobre a continuidade do processo. Isso acontece porque a empresa não seguiu com o processo de seleção.

________________
________________

Não significa que a organização desistiu de realizar a contratação ou então preencheu a vaga com outro candidato. Isso significa que o processo irá seguir em algum outro momento. No entanto, a angústia aparece pelo fato de não saber exatamente quando essa retomada vai acontecer.

Às vezes, nem a própria organização sabe dizer exatamente quando o processo seletivo rerá retomado, gerando a insatisfação de grande parte dos candidatos inscritos no processo seletivo.

O que faz com que uma vaga congele?

As razões que normalmente faz uma vaga congelar são diversas, mas no geral as mais comuns são:

  • Redução de custos por um período, a empresa pode acabar percebendo que para enxugar os gastos, não é o melhor momento para contratar um funcionário novo;
  • Empresa decide remanejar um funcionário de dentro para acumular aquele tipo de função por um período;
  • Reestruturação da empresa;
  • Troca do gestor ou da equipe que está realizando o processo de contratação. Até porque o novo gestor vai necessitar de um tempo para construir o perfil para essa contratação.

Os motivos são bem diversos, mas o candidato não precisa se preocupar, pois o congelamento da vaga quase nunca tem a ver com o seu comportamento na entrevista.

Como proceder quando encontrar uma vaga congelada?

Sabemos que se deparar com a vaga congelada é algo que gera bastante frustração. Afinal, você se preparou e está buscando aquele emprego. Mas não desanime, siga em busca de um novo emprego e não se deixe abater pela notícia.

Não fique esperando a vaga “descongelar”, porque como já citamos, muitas vezes nem a própria organização sabe quando isso vai acontecer, de fato. Claro que, você segue procurando emprego, mas sempre observando as movimentações que a empresa faz.

Fique atento se a organização voltou a divulgar a vaga e verifique com frequência sua caixa de e-mails, assim garante que se a vaga voltar a ficar ativa, não vai perder as atualizações.

Além disso, caso tenha o contato do recrutador, pode falar com ele para verificar se vai haver movimentação na vaga. Você pode estabelecer uma frequência adequada, para esse contato, porém evite ser inconveniente e ficar questionando todas as semanas.

Então, em casos de vaga congelada não desista, mas siga mandando currículos e consultando vagas em sites de emprego. Assim aumentam cada vez mais as suas chances de ser contratado por outra empresa.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo