Vagas falsas de emprego – Como identificar

Confira nesse artigo algumas dicas sobre como identificar vagas falsas de emprego e evite cair em golpes ou fraldes no mercado de trabalho

Anúncios

A alta do desemprego no país fez aumentar a busca por oportunidades de trabalho, sobretudo na internet. Isto, por sua vez, também favoreceu o surgimento de diversas vagas falsas no mercado de trabalho.

Geralmente, essas vagas falsas são usadas para conquistar a confiança das pessoas, mas não passam de golpes. Sendo assim, antes de sair a procura de um emprego, é importante tomar alguns cuidados para evitar cair nessa emboscada. E acabar trazendo prejuízos ao invés de soluções para sua vida.

Acompanhe esse artigo e veja agora o que fazer para identificar e evitar golpes como as vagas falsas de emprego. Confira!

Veja também:

Como identificar vagas falsas e golpes

Durante sua busca por emprego você pode esbarrar em alguns anúncios de vagas que não são reais. Então leia com atenção e fique atento para evitar cair em golpes que podem até extorquir dinheiro.

________________
________________

Para isso, é interessante que observe e desconfie quando se deparar com os seguintes tipos de ofertas e situações:

Vaga de emprego em site desconhecido

Cuidado com vagas anunciadas em sites sem procedência e desconhecidos. Para evitar cair no golpe das vagas falsas, o ideal é que procure por oportunidades nos sites das próprias empresas. Ou então busque informações em sites confiáveis e consolidados no mercado de ofertas de emprego.

Anúncio de vagas genéricas

Quando uma vaga pode ser preenchida por qualquer pessoa, sem muita identificação e especificidade, desconfie. Pode ser que por trás desse anúncio esteja uma empresa, querendo apenas captar dados para construção de um banco de dados.

Convite de pessoas representando a vaga

Não é comum que as empresas entrem em contato com os candidatos para convidar a se candidatar a vagas de emprego.

Como as oportunidades são escassas e as empresas sabem disso, na maioria das vezes são os candidatos que buscam a oportunidade. Nenhum contato é feito por SMS ou WhatsApp, muito menos em redes sociais.

Por isso, se alguém chegou até você por algum desses meios ou similares oferecendo vagas de emprego cuidado, pois pode se tratar de vagas falsas.

Exigência de pagamento para participar do processo seletivo

Normalmente, as vagas de emprego legitimas não exigem taxas para participação do candidato no processo seletivo. Caso você tenha se deparado com esse tipo de exigência, muito cuidado, pois provavelmente trata-se de um golpe.

Compra de cursos como requisito para conseguir se candidatar

A candidatura nas vagas sempre pede experiência e nível de qualificação. Nunca é necessário fazer um curso para conseguir se candidatar. O que acontece são treinamentos, mas quando a pessoa já foi contratada, e ainda assim não precisa pagar nada por eles.

Geralmente, essas vagas falsas só querem que você adquira um curso qualquer.

Solicitação de informações por SMS ou WhatsApp

Durante o processo de candidatura em uma vaga, as informações do candidato devem ser descritas diretamente no site de cadastro. Ou seja, não existe a necessidade de contato por outros canais para solicitar.

Caso exijam o contato por outros meios não oficiais, desconfie!

Anúncios com muito erros ortográficos podem ser vagas falsas de emprego

Os anúncios de vagas são feitos por empresas sérias, onde geralmente há um setor que cuida da elaboração.

Quando um anúncio não estiver claro o suficiente ou com informações incorretas ou incompletas, desconfie.

Nos casos em que há muitos erros na escrita, certamente são vagas falsas. Não adicione dados pessoais.

Como se proteger de vagas falsas?

Sempre procure por empregos em sites confiáveis e caso haja solicitação de dados por outros canais que não os oficiais, então não forneça.

Lembre-se também que as empresas não cobram valores para que você se candidate. Seja crítico e evite problemas no futuro!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo