Vai pedir demissão? Você precisa saber disso antes
Esteja ciente do que você está perdendo ao desistir e tenha muito cuidado com as notificações
Em uma carreira, as pessoas naturalmente fazem escolhas para encontrar a melhor coisa, seja por meio de uma nova oportunidade de emprego, ou para iniciar seu próprio negócio.
No entanto, quando se trata de pedir a demissão, sempre surgem dúvidas, incluindo a que a pessoa terá direito, ou se é necessário aviso prévio, e se o trabalhador pode deduzir algum valor se a empresa não quiser. Acompanhe o aviso.
Quero me demitir, que direitos tenho?
Para um trabalhador que pede demissão, os direitos a que essa pessoa tem direito são severamente limitados se a empresa o demitir sem justa causa.
Nesse sentido, as pessoas que deixam o emprego perdem o direito de receber avisos de indenização, seguro-desemprego, multa de 40% do FGTS e retirada de benefícios como o FGTS.
Em resumo, os renunciantes têm direito apenas aos seguintes itens:
- 13º salário proporcional;
- Salário proporcional;
- Horas trabalhadas;
- Férias vencidas e proporcionais, acrescidas de 1/3.
tenha cuidado aviso
Muitas vezes surgem muitas dúvidas e até problemas inesperados relacionados ao cumprimento do aviso prévio.
Isso porque muitas pessoas optam por não cumprir o aviso quando se demitem, então as empresas dão aos trabalhadores um grande desconto nas indenizações.
Afinal, mesmo que peça demissão, o trabalhador deve cumprir um prazo mínimo de aviso prévio de 30 dias e, caso opte por não cumprir esse aviso, o trabalhador receberá um desconto no salário de um mês nos recursos recebidos.
No entanto, em alguns casos, a empresa pode dispensar o aviso prévio, mas para isso é necessário que o trabalhador solicite a dispensa e explique por que, por exemplo, encontrou um novo emprego.
Mas, para ser claro, aceitar a dispensa e não deduzir nenhum valor é uma opção da empresa, portanto, mesmo que o trabalhador encontre um novo emprego e não possa cumprir o aviso prévio, a empresa ainda pode exigir o desconto do trabalhador.
Lembre-se, o aviso prévio é um direito do trabalhador e da empresa. No que diz respeito à empresa, é um direito que, quando alguém sair, ela tenha que reconstruir a linha.
Quando um trabalhador é demitido, as regras são diferentes porque o aviso prévio tem como objetivo apoiar o trabalhador na busca de uma recolocação profissional sem prejuízo, e se a empresa não quiser que você cumpra o aviso, a empresa deve indenizá-lo. Outro salário.
Nesse sentido, esteja ciente de que, se você pedir demissão, mesmo por uma boa oferta de emprego, não poderá cumprir os avisos iniciados na nova empresa, podendo a empresa anterior deduzir avisos pendentes.
“