Veja 5 passos para pedir demissão e entenda seus direitos

Decidir sair de uma empresa nunca é fácil, mas chegou a hora de procurar algo melhor. Veja como sair.

Anúncios

Oito em cada 10 profissionais desistem por causa de seus chefes. Então talvez você não esteja muito animado com a ideia de ter uma reunião com ele sobre um assunto tão delicado. Portanto, consulte a descrição mais detalhada de cada ponto.

1. Verifique o período de aviso prévio no contrato

 

Você não deve simplesmente ir ao chefe, dar a notícia e desaparecer. Você precisa de aviso prévio. Normalmente, esse período será escrito no contrato. Caso contrário, 30 dias nos termos da Lei 12.506.

Agora que você decidiu se demitir e sabe o período de aviso que deve seguir, chegou o grande momento. É hora de dar o primeiro passo para parar de fumar. Começa com uma carta de demissão.

2. Escreva uma carta de demissão

 

Para se demitir formalmente da empresa, você deve enviar uma carta solicitando formalmente a rescisão do contrato. Escrever este documento é muito simples. Para saber como redigir uma carta de demissão, basta conferir a lista abaixo:

Títulos: Comece sua carta de demissão da mesma forma que faria com qualquer carta. Comece com detalhes pessoais como seu nome, localização, data e e-mail da empresa.

Direto ao ponto: esclareça sua intenção de deixar a empresa. Informe sua intenção de cumprir o aviso e informe seu último dia de trabalho.

Mostre apreciação: No segundo parágrafo, agradeça pela oportunidade de melhorar sua experiência de trabalho em seu currículo. Mencione todas as conquistas que você fez.

Boa sorte para a empresa: Por fim, diga que deseja tudo de bom para a empresa, seus funcionários e seus colegas de equipe.

Além de currículos em PDF e currículos em Word, salve as cartas nesses formatos para referência futura. Por fim, imprima a carta em três vias e assine. Agora que você tem esta carta em mãos, é hora de renunciar.

3. Diga primeiro ao seu chefe

É bom ter amigos no trabalho. Mas mesmo que vocês acabem sendo melhores amigos, não devem compartilhar suas intenções de deixar a empresa com eles. Lembre-se, as pessoas falam umas com as outras.

A notícia de que você está planejando sair pode chegar ao seu chefe, não intencionalmente ou intencionalmente. Vai ser ruim para você se ele descobrir suas intenções de alguém que não seja você. Moral da história: Cala a boca.

4. Marque um encontro com seu chefe

Para aumentar suas chances de ter uma conversa tranquila, é uma boa ideia agendar uma reunião de demissão. Não diga ao seu chefe que você quer sair. Se ele perguntar por que você está se reunindo, diga a ele que deseja discutir seu futuro com a empresa.

5. Vá direto ao ponto e dê a notícia

Romper nunca é fácil. Seja um namoro ou um relacionamento profissional. Nesse caso, o melhor a fazer é ser direto e imediato. Lembre-se que seu chefe está ocupado. Se ele achar que você está perdendo seu tempo, ele vai ficar bravo.

Ao fazer um CV com o CV Builder da Zety, basta arrastar e soltar os elementos necessários (habilidades, experiência…). Existe até um corretor ortográfico para aperfeiçoar seu currículo.

 

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…