Você sabe como funciona a fatura do cartão de crédito?

Publicidade

Você sabe como funciona a fatura do cartão de crédito?

Parece óbvio, mas a fatura do seu cartão de crédito pode ser mais complexa do que você imagina. Observando alguns detalhes, você pode até tomar decisões melhores durante as compras.

Publicidade

Mensalmente, após todas as compras serem contabilizadas, sabemos que a fatura do cartão de crédito vai chegar, seja por meios eletrônicos ou pelo correio. Muita gente mal olha o que gastou e apenas vai direto pra última linha, onde consta o pagamento mínimo e o total.

Na fatura, o cliente pode conferir a hora e o dia que comprou algo, a forma de pagamento (á vista ou parcelado), o local descrito pelo nome da pessoa jurídica e também os possíveis juros e tarifas que possa estar acumulando ou pagando. É um documento para você se organizar com seus gastos e conferir tudo.

Publicidade

Normalmente, ela chega antes da data de vencimento, porque existe o prazo de fechamento da fatura, que muita gente chama de “vira”. Muita gente sabe que é muito benéfico pagar a fatura antes do vencimento, por vários motivos: possibilidade do limite voltar mais cedo, acumular benefícios por ser um bom pagador e organização.

Neste artigo vamos tirar algumas dúvidas comuns relacionadas a fatura do cartão de crédito. Quem não acha que está pagando demais na fatura? Talvez você esteja mesmo! Veja que com atitudes simples você vai ficar craque em ler sua fatura e pagar o justo, além é claro, de usar esse tipo de boleto para seu bem. Vamos lá!

 

Publicidade

Histórico das despesas

Vencimento-da-fatura-do-cartão-de-crédito-o-que-você-precisa-saber

 

Esse é o campo que existe a sua maior atenção, ou seja, é onde estarão descritos, detalhadamente, o que você gastou, quando e como e aonde. Só de olhar, sabemos os locais onde gastamos mas e quando não é o nome fantasia da empresa que está discriminado? Isso porque a máquina de cartão dos locais é registrada com o nome original da empresa.

Contudo, quem só passa os olhos pela fatura pensa “devo ter gasto mesmo”. Será? Ou seja, se não conhecer o nome que aparece na fatura, pesquise na internet e se ainda sim tiver dúvidas, ligue urgente para o 0800 do seu cartão de crédito e entenda o que está sendo cobrado de você.

Publicidade

No mesmo campo, terá também o valor pago da última fatura, o saldo da fatura e no final, os encargos. Atenção nessas informações: quem sabe você não está pagando mais encargos do que deveria? Sabemos que são altos e precisam ser justos para valer a pena.

 

Parcelamento da fatura

Imprevistos acontecem e a gente acaba tendo que parcelar a fatura. As possibilidades do parcelamento também aparecem na fatura, informando todos os juros que você irá pagar e como vai funcionar a negociação. Através do mesmo documento, você consegue informar ao banco se vai parcelar ou pagar o mínimo do total.

A gente reforça que essas possibilidades, só se não tiver jeito mesmo! Infelizmente, juros desse tipo de transação são sempre altos. Então, parcelar ou pagar o mínimo pode te colocar numa bola de neve.

 

Parcelas  a fatura do cartão

Suas compras parceladas, até o fim delas, também estarão lá para conferência. Os valores a serem pagos e quantas faltam para concluir o pagamento. Através dessa conferência, quem sabe você não percebe que está com o dinheiro para quitar tudo? É mais uma maneira de te lembrar dos seus compromissos e entender como seus gastos com o cartão de crédito funcionam!

 

Limite de crédito

Entender como funciona o limite do cartão de crédito é básico, quando você gasta um determinado valor ele diminui e quando paga, ele volta, seja total ou aos poucos se for pagamento de compras parceladas. Só que muita gente utiliza esse mecanismo para se organizar, principalmente quem sabe exatamente a data que o cartão “vira”.

Existe uma data definida pelo banco que é quando a fatura fecha. Então, caso você precise gastar e sabe que ficará apertado para pagar já na próxima fatura, porque não se planejar e esperar um pouco? Digamos que a data de fechamento é dia 10. No dia 11, compre o que você queria e passe a pagar só depois da fatura mais próxima.

Muita gente já utiliza a data do “vira” para se acertar financeiramente e não ter surpresas, sem deixar de gastar o cartão de crédito. É uma maneira de se controlar, já que você sabe que tem o limite de crédito, mas entende que não deve usar imediatamente. São essas possibilidades que oferecem até 40 dias para pagar uma compra.

Golpes na fatura Cartão

A fatura pode ser o seu alerta caso esteja sendo vítima de algum golpe. Muitos criminosos não clonam seu cartão de crédito de uma vez, eles começam utilizando seu cartão em compras pequenas, gastos quase imperceptíveis para não ficarmos alertas. Se ele percebe que não pedimos cancelamento, continuam.

Quando entendemos a gravidade, já é tarde demais: muita gente que é vítima do golpe passa meses pagando compras que não são delas porque não observam a fatura com atenção. Os bandidos tem acesso as nossas informações de forma fácil, através de máquinas de cartão que estão hackeadas ou até a entradinha do caixa eletrônico.

Se tiver certeza que não fez uma compra, procure imediatamente a administradora do seu cartão de crédito e cancele. Esse tipo de dor de cabeça pode ser evitada caso você sempre pesquise tudo o que consta no histórico de despesas regularmente.

Parece simples, mas a fatura do cartão de crédito é um documento importante que exige muita atenção e cautela. Além de ser sua conferência, através das informações, você pode montar estratégias financeiras para usar o cartão de crédito com mais sabedoria. Não ignore esse boleto que tem informações que fazem diferença no seu orçamento e em como você usa o cartão de crédito

Quer mais conteúdo? 

Deixe um comentário