5 dicas sobre finanças pessoais para 2022

Veja algumas dicas sobre finanças pessoais para 2022 que irão te ajudar a usar o seu dinheiro de uma forma inteligente.

Anúncios

O ano começou com uma certa esperança, tanto do ponto de vista da saúde pública quanto econômico. 

Afinal, como as taxas de adoção de vacinas COVID-19 continuam a aumentar globalmente e novos tratamentos são introduzidos para ajudar a gerenciar os sintomas, a economia está pronta para recuperar o terreno perdido devido ao surto da variante Delta em 2021. 

Estes e outros fatores estão ajudando a pavimentar o caminho para um cenário onde grande parte da vida retorna às normas pré-pandêmicas, à medida que aprendemos a conviver e administrar o vírus. 

Enquanto os últimos dois anos foram em grande parte marcados pela incerteza para os mercados e economia, as lições aprendidas permanecerão conosco por algum tempo. 

Abaixo, analisamos algumas das lições financeiras mais importantes aprendidas nos últimos dois anos, e ações que você pode tomar para fortalecer e otimizar ainda mais seu planejamento para o futuro e para as suas finanças pessoais para 2022.

Dicas sobre finanças pessoais para 2022

finanças pessoais para 2022

1 – A mudança é inevitável

À medida que a economia reabre após mais de um ano de restrições, acredita-se que é importante refletir sobre o que você experimentou e o impacto que essas experiências tiveram em sua vida. 

Afinal, o que mudou para sua família, carreira ou estilo de vida? 

Reavaliar os seus objetivos e prioridades é um passo importante para garantir que você possa continuar a proteger o que é mais importante para você. 

Desse modo, isso inclui a revisão da sua estratégia de investimento, bem como as salvaguardas existentes para proteger a sua renda, seus entes queridos e sua propriedade de possíveis imprevistos.

2 – A poupança de emergência é uma prioridade

Em 2020 foi possível ver de forma clara como é importante pensar na poupança de emergência. 

Afinal, mesmo se você não aproveitasse essas economias, saber que teve acesso a dinheiro durante um período turbulento proporcionou a muitas pessoas maior confiança durante um período de incerteza crescente.

3 – As necessidades de gastos podem mudar da noite para o dia

Muitas pessoas sofreram mudanças orçamentárias durante a pandemia, seja devido a uma mudança na renda ou a uma mudança nas prioridades de gastos. 

Para muitos, os gastos diminuíram, já que estavam passando menos tempo viajando, socializando ou viajando. 

Outros aproveitaram mais tempo em casa para concluir projetos de melhoria da casa, enquanto outros descobriram que estavam gastando mais dinheiro do que o planejado nas compras on-line. 

Sendo assim, 2022 é um ótimo momento para voltar ao básico da boa gestão financeira, incluindo como você planeja usar seu dinheiro no novo ano e como isso pode ser diferente do ano passado.

4 – Não se esqueça da sua aposentadoria

A volatilidade contínua no mercado acionário e a inflação crescente afetam muitas pessoas que antes não estavam focadas na renda vitalícia.

Afinal, quando falamos de renda vitalícia, estamos falando de estruturar um fluxo de renda confiável que você não pode sobreviver, usando seus vários ativos geradores de renda na aposentadoria.

Portanto, comece com o seu piso de renda, que cobre as suas despesas essenciais, como alimentação, moradia, vestuário, saúde e transporte. 

A Previdência Social pode fornecer algumas das bases para seu nível de renda, e se você tiver uma pensão de benefício definido, você pode incluir essa renda também. 

5 – A vida pode contar com momentos inesperados

Embora grande parte do foco nos últimos dois anos tenha sido o vírus, também é importante lembrar que outros eventos esperados e inesperados da vida continuam ocorrendo. 

É importante dar uma olhada realista no que está acontecendo em sua vida. Afinal, você quer ter certeza de que está preparado e que seus entes queridos serão atendidos se algo inesperado ocorrer.

Portanto, isso começa com a revisão do planejamento de seu patrimônio, pense nas seguintes questões:

  • Se algo acontecer com você, quem cuidará de seus filhos? 
  • E se você ficar incapacitado? 
  • Quem tomará decisões em seu nome no caso de algum imprevisto? 
  • Você tem os documentos certos e em dia? 

Gostou do nosso artigo sobre dicas de finanças pessoais para 2022? Então aproveite e compartilhe com os seus amigos e familiares!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…