5 maneiras de usar o cartão de crédito de forma inteligente

Descubra neste artigo como usar o cartão de crédito de forma inteligente e sem erros!

Anúncios

Qualquer pessoa que tenha um cartão de crédito provavelmente está bem ciente de que ele pode ser usado de maneiras que não são necessariamente as melhores para você. 

Por exemplo, você pode usar o seu cartão de crédito para fazer compras por impulso ou pagar taxas que você normalmente não seria capaz de pagar.

Dito isto, talvez você não saiba como usar o cartão da melhor maneira possível. 

Felizmente, este artigo está aqui para ajudar você a fazer exatamente isso. Portanto, continue lendo as 5 maneiras de usar o cartão de crédito de forma inteligente!

Afinal, como posso usar o cartão de crédito de forma inteligente?

usar o cartão de crédito de forma inteligente

1 – Acompanhe os seus gastos

A melhor maneira de usar seu cartão de crédito sabiamente é rastrear  todos os seus gastos e encontrar maneiras de reduzi-los. 

Se você mantiver constantemente os seus gastos abaixo do limite estabelecido, será muito mais fácil usar seu cartão com sabedoria.

Desse modo, uma das melhores maneiras de fazer isso é usando um aplicativo de orçamento. Estes aplicativos permitem que você defina um orçamento para si mesmo e depois acompanhe seus gastos para você.

Afinal, estes aplicativos são frequentemente muito mais eficazes para ajudá-lo a controlar seus gastos do que rastrear manualmente seus gastos. 

A razão para isto é que eles usam a ciência dos dados para mostrar onde você está gastando demais.

2 – Pague o saldo na íntegra

Outra ótima maneira de usar o cartão de crédito de forma inteligente é pagando seu saldo por inteiro a cada mês. 

Embora possa parecer contra-intuitivo, pagar todo o seu saldo a cada mês realmente economiza dinheiro em juros.

O que acontece quando você paga apenas o mínimo devido? Os juros cobrados são normalmente muito mais altos do que o valor que você teria pago se pagasse todo o saldo.

A maioria dos cartões de crédito cobra juros entre 4% e 25%, portanto, pagar apenas o valor mínimo é na verdade uma maneira muito menos dispendiosa de usar o seu cartão.

3 – Use o seu cartão somente para emergências

Os cartões de crédito devem ser usados quando você tem uma emergência, como a substituição de um cartão roubado ou o pagamento de uma grande despesa que você não pode colocar em seu cartão de crédito (como o conserto de um carro).

Pode parecer uma boa ideia usar seu cartão para tudo, mas fazer isso realmente lhe custará dinheiro em taxas.

Em vez de usar seu cartão para despesas pequenas e diárias, use-o apenas para aquelas poucas vezes em que você realmente precisar dele.

Isto o ajudará a evitar o pagamento de taxas desnecessárias, o que, em última análise, lhe poupará dinheiro.

4 – Mantenha um equilíbrio nas compras

Uma das piores coisas que você pode fazer com o seu cartão de crédito é carregar um saldo.

Carregar um saldo em seu cartão provavelmente resultará em cobrança de juros, que normalmente são muito mais altos do que o montante emprestado em seu cartão.

Isto lhe custará muito dinheiro ao longo do tempo, já que os juros sobre todos os tipos de dívida normalmente custam em torno de 3%.

A melhor maneira de usar seu cartão de crédito é usando-o apenas para despesas que você pode pagar imediatamente.

Desse modo, alguns cartões de crédito oferecem um período de introdução de 0%, que são perfeitos para aqueles momentos em que você precisa fazer uma grande compra.

Uma vez terminado o prazo do período de 0%, basta pagar toda a compra e depois continuar fazendo apenas o pagamento mínimo a cada mês.

5 – Só pague juros se você for obrigado

Se você optar por usar seu cartão de crédito apenas para pagamento de juros, então você só deve fazê-lo se tiver que fazê-lo.

Os cartões de crédito são projetados para permitir que você tome emprestado mais dinheiro do que os métodos típicos de empréstimo, tais como um cartão de crédito tradicional ou um empréstimo bancário.

Isto significa que as empresas de cartão de crédito normalmente lhe cobrarão juros se seu pagamento ficar além do normal.

Portanto, a melhor maneira de usar o cartão de crédito de forma inteligente é usando-o apenas para o pagamento de juros.

Isto o ajudará a evitar o pagamento de taxas desnecessárias, além de economizar dinheiro no pagamento de juros.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…