6 motivos que podem cancelar sua aposentadoria ainda esse ano

Principais cenários em que aposentadorias e pensões podem ser eliminadas em 2022

Anúncios

Os benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são direitos de todos aqueles que contribuem para a previdência social.

No entanto, assim como quem doa ao INSS tem direito aos benefícios, o Instituto também tem o direito de fiscalizar o pagamento dos benefícios.

O principal objetivo do monitoramento de resultados é identificar possíveis irregularidades e fraudes.

Nesse sentido, há questões que podem resultar na suspensão ou até mesmo na eliminação de benefícios de aposentados ou pensionistas, e são sobre essas questões que vamos falar agora.

________________
________________

Confira os benefícios previdenciários

A cada ano, o INSS realiza uma investigação para identificar os benefícios da Previdência Social que podem ter sido concedidos indevidamente.

Portanto, o objetivo desta investigação é descobrir quais benefícios estão sendo concedidos erroneamente, seja por falta de documentação, falta de cumprimento de requisitos, documentação falsa, etc.

Além disso, o INSS realiza inspeções anuais dos segurados que recebem benefícios por invalidez, como auxílio-doença e pensão por invalidez.

Deixar de sacar e movimentar o seu benefício

Você sabia que a não retirada ou transferência de seus benefícios pode resultar na suspensão de sua pensão ou pensão?

Quando o segurado fica mais de dois meses sem movimentar seu benefício, o INSS pode suspendê-lo porque o órgão pode achar que o segurado morreu.

Portanto, mesmo que o segurado tenha outras fontes de renda, é extremamente importante que ele ajuste o valor de seus benefícios para evitar surpresas inesperadas.

Falta de prova de vida

A prova de vida mudou este ano, e agora, o INSS é o responsável por identificar se o segurado ainda está vivo.

O órgão vai identificá-lo cruzando com bancos de dados governamentais, onde apenas transações bancárias, uso do cartão SUS e vários outros motivos serão os fatores que o INSS usará para provar que o segurado ainda está vivo.

No entanto, se o INSS não puder determinar quaisquer circunstâncias que indiquem que o segurado está vivo, ele poderá suspender seus benefícios.

Nesse sentido, vale lembrar que a certidão de vida ainda é válida no mês de aniversário do segurado, portanto, fique atento aos canais do INSS como cobrança telefônica 135, plataforma Meu INSS, etc. indo bem.

Deixar de comparecer à perícia

O INSS exige que os segurados que recebem benefícios por invalidez de tempos em tempos mantenham esse benefício.

Em suma, o segurado é intimado a comprovar que ainda continua com a invalidez que deu origem ao benefício.

No entanto, o segurado que não participar de uma chamada do INSS poderá ter seus benefícios suspensos até que realize a perícia.

Segurado preso

A última situação contida no Decreto nº 10.410 de 2020 prevê que os segurados que receberem benefícios previdenciários e estiverem presos terão seus benefícios suspensos.

A moratória durará até o período de seu encarceramento e, após a sua libertação, a liberação dos benefícios retornará.

Benefícios naturais cancelados

Outra situação em que os benefícios podem ser eliminados é quando ocorre naturalmente, quando os aposentados com deficiência recuperam a capacidade de trabalhar.

Além disso, se o próprio aposentado acreditar que está apto a retornar ao trabalho, deverá solicitar uma reavaliação por um médico especialista para determinar sua capacidade para o trabalho.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo