As principais tendências de empreendedorismo para 2022

Depois dos primeiros anos da pandemia ter colocado a economia para respirar por aparelhos…

Anúncios

O ano de 2022 chegou, e com ele novas tendências para o empreendedorismo. É verdade que algumas não são tão novas assim, mas com certeza figura entre ass principais. Depois dos impactos negativos da pandemia no setor econômico, o empreendedorismo deve voltar em 2022 com perspectivas boas.

O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, divulgou que, na primeira metade de 2021, existiu um aumento recorde de abertura de pequenas e micro empresas no Brasil, sendo que o número mais alto antes registrado foi em 2015.

Foram cerca de 2,1 milhões de novos negócios abertos nos primeiros meses, o que equivale a um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período no ano de 2020. Isso é algo que alerta para o ano de 2022, e é sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos.

Imagem: Pixabay

As principais tendências para 2022 no mundo do empreendedorismo

É bom ressaltar que certos segmentos acabam se destacando durante a pandemia principalmente, e com certeza vão seguir crescendo e gerando muitas oportunidades, como por exemplo o setor dos itens usados.

De acordo com dados do Sebrae, levantados no mês de setembro de 2021, o comércio de produtos usados cresceu quase 50% na pandemia. A tendência também é verificada em alguns outros países e revela uma preocupação de consumidores e de empreendedores com uma economia mais sustentável.

Outro mercado que também continua uma franca expansão é o comércio digital, que deve abrir uma série de possibilidades para o empreendedor no ano de 2022. A concorrência nesse mercado cresce, e o mais importante para lucrar com eles é o investimento em conhecimento e técnicas.

Apesar dessas serem as duas principais, principalmente analisando os últimos dois anos, existem outras grandes tendências para o mercado. Podemos citar também como principais tendências no empreendedorismo para o ano de 2022 são:

Home office

Sem dúvidas nenhuma a pandemia transformou e muito o trabalho presencial. Várias empresas acabaram adotando de vez o trabalho remoto, ou até mesmo o formato híbrido. Por isso, trabalhar de casa oferecendo variados serviços se tornou uma boa tendência.

Conteúdo

Os empreendedores focados na criação de conteúdo para a internet e marketing digital vão continuar tendo espaços promissores no ano de 2022.

Produtos artesanais

Da mesma forma que o segmento de venda de usados, a preocupação com o meio ambiente também é um dos principais pontos para a expansão do mercado de produtos artesanais. Produtos voltados para a beleza, alimentos ou até mesmo moda, este é um nicho muito interessante para quem pretende empreender.

Pré-requisitos para empreender

Na teoria, qualquer brasileiro pode empreender. Porém, para conseguir ter êxito, é necessário cumprir alguns pré-requisitos básicos para que essa iniciativa seja realmente boa. Fazem parte desses pré-requisitos:

Criatividade

A pessoa que quer empreender tem que ser criativa, não tem jeito. É necessário encontrar ideias inovadoras para conseguir se destacar e sempre se renovar no mercado, com constância.

Vontade

Pode parecer óbvio, mas é necessário reforçar que um bom empreendedor precisa ser bastante dinâmico e ter ambição para fazer o seu projeto.

Organização

A organização precisa fazer parte da rotina de um empreendedor. Não é possível ter resultados sólidos sem se organizar e manter uma rotina bem elaborada.

Humildade

Outro requisito importante para um empreendedor conseguir bons resultados no mercado é saber ter humildade. Ele precisa se questionar com frequência, e dar um passo para trás e aceitar as críticas construtivas para melhorar.

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo