Auxílio Brasil cancelado – saiba o que fazer?

O Auxílio Brasil cancelado é um problema que alguns brasileiros vêm enfrentado desde que o programa ficou ativo. E quando isso acontece, muitos ficam perdidos sem saber o que fazer para voltar a receber o benefício. 

Anúncios

Mais recentemente, no final de 2021, muitos beneficiários não receberam o auxílio nos meses de dezembro. E grande parte deles alegou como motivo o cancelamento inesperado do Auxílio Brasil.

O cancelamento que houve neste período se deu por conta da medida provisória implementada envolvendo o benefício. E que foi emitida para regulamentar a necessidade de atualização cadastral.

Veja agora nesse artigo mais detalhes sobre o que fazer caso tenha o Auxilio Brasil cancelado.

Veja também:

O que fazer sobre o Auxílio Brasil cancelado?

Auxílio Brasil cancelado

O principal ponto quando se tem o Auxílio Brasil cancelado é entender o que gerou o bloqueio do benefício. A princípio, a maior queixa dos atingidos é que houve o cancelamento sem que eles entendessem o motivo.

________________
________________

A principal informação e a mais importante, é que os beneficiários migraram de forma automática do Bolsa Família para o Auxilio Brasil. Isso sem necessidade de uma nova inscrição.

Desse modo, ao migrar algumas famílias já não correspondiam às regras do novo programa, o que, por sua vez, ocasionou no cancelamento do auxílio. Além disso, outros motivos também podem ter levado o seu benefício a ser cancelado.

Se este problema também aconteceu com você, saiba que tem como resolve-lo. Mas, antes, é preciso saber o que levou a este cancelamento.

Auxílio Brasil cancelado, qual o motivo?

O cancelamento do Auxílio Brasil está vinculado a algum motivo específico. Quando houve a transição entre o Bolsa Família e o Auxilio Brasil, também aconteceu uma atualização e revisão dos cadastros.

Como dissemos anteriormente, caso não atenda aos novos requisitos do benefício, a possibilidade de cancelamento do Auxilio Brasil existe.

E o principal motivo que pode gerar o cancelamento do Auxílio Brasil, é a renda incompatível com os limites do programa.

Quando a renda per capta da família ultrapassa a renda limite do programa, haverá o cancelamento do benefício imediatamente.

Além disso, outros motivos podem levar ao cancelamento do Auxílio Brasil cancelado. São eles:

  • Cadastro feito de forma irregular ou com dados inadequados ou desatualizados;
  • Ausência de saque do Auxílio Brasil.

Relembrando que os requisitos mínimos para obter o Auxilio Brasil são os seguintes:

  • Possuir uma renda per capita de até R$ 89,00;
  • A renda familiar per capita pode chegar até R$ 178,00 quando há no grupo familiar nutrizes, gestantes, crianças ou então adolescentes até 17 anos de idade;
  • Precisa possui inscrição no Cadastro Único;
  • Os dados do Cadastro único necessitam ter sido atualizados em menos de 2 anos.

Caso você não atenda algum desses requisitos, seu Auxilio Brasil, certamente vai ser cancelado.

O que fazer quando passar pelo Auxílio Brasil cancelado?

Ao perceber o cancelamento do seu Auxílio Brasil você deve procurar o CRAS da sua cidade. E$ verificar os motivos para o cancelamento. Então, o órgão vai conseguir te ajudar a buscar uma solução para este problema.

Mas, saiba que você pode contestar o cancelamento do benefício. Os beneficiários que estão com o Auxílio Brasil cancelado ou então em suspensão, mesmo após as revisões podem solicitar revisão.

Você que teve o beneficio cancelado deve apresentar o recurso ao coordenador do Auxílio Brasil da sua cidade em até 1 mês após o bloqueio do benefício. A resposta deste recurso também pode levar 1 mês para sua concessão.

É importante lembrar que todos os anos haverá uma revisão do cadastro dos beneficiários. E as famílias precisam atualizar o CadÚnico a cada 2 anos ou sempre que houver mudanças no grupo familiar.

Portanto, agora que já entende os principais motivos do Auxílio Brasil cancelado procure seu CRAS, para saber o motivo que levou ao cancelamento do seu benefício e regularize sua situação.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo