BPC: veja quem pode receber o benefício de R$ 1,2 mil em 2022

Veja nesse artigo todos os detalhes sobre quem pode receber o benefício BPC no valor de 1,2 mil agora em 2022!

Anúncios

O Benefício de Prestação Continuada ou BPC é um benefício regido pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). É um benefício repassado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas oferecido pelo Governo Federal.

O valor do BPC corresponde a 1 salário mínimo vigente, que neste ano de 2022, corresponde a R$ 1.212,00. O benefício destina-se as pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou então para idosos acima de 65 anos, que não contribuíram com a Previdência Social.

Vale destacar que tanto os deficientes, como os idosos, precisam estar em vulnerabilidade social, para ter direito de receber o BPC. Vem entender melhor como funciona este programa!

Veja também:

Quais são as pessoas que têm direito de receber o BPC em 2022?

bpc

No geral, o BPC é um benefício que o Governo concede às pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja física ou mental. Que conseguem comprovação através de laudos médicos, atualizados, não podendo ter data superior a 2 anos.

Além dos deficientes, os idosos com idade superior a 65 anos também possuem direito de receber o BPC, desde que consigam comprovar que não possuem condições de se sustentar e estão vivendo em vulnerabilidade social.

Mas, ainda há outros requisitos para receber o benefício. Veja abaixo:

Outros requisitos para a concessão do benefício

Os outros requisitos são:

  • A pessoa deve estar com sua inscrição do Cadastro Único atualizada junto ao Governo Federal;
  • A pessoa não pode estar recebendo qualquer outro benefício do INSS;
  • A renda por pessoa no grupo familiar não pode ultrapassar ¼ do salário mínimo vigente. O grupo familiar corresponde a pessoa que quer o benefício, cônjuge ou companheiro, os pais ou quem está no lugar (como madrasta e padrasto), os irmãos, os filhos e enteados e os menores tutelados – os que vivem na mesma casa;
  • Deve ser brasileiro ou português que reside no Brasil.

Preencheu os requisitos? Está com dúvida sobre o que fazer? Separamos os passos para que você consiga realizar a solicitação!

Passos para quem deseja solicitar o BPC

Caso você atenda os requisitos necessários, para conseguir fazer a solicitação vai ser preciso realizar o pedido pela internet.Através do site do Meu INSS, por meio do login do Gov.br.

Segue abaixo como fazer:

  • Primeiramente acesse o site https://meu.inss.gov.br/;
  • Em seguida, faça login com seu CPF e senha do GOV.br;
  • Depois que conseguir acessar o portal do INSS, vá até o botão “Novo Pedido”;
  • Em seguida, procure pela opção “BPC” e clique nela;
  • Irão aparecer algumas informações, leia todas e confirme;
  • Informe todos os dados que forem solicitados;
  • Pronto! Finalize a inscrição de solicitação do BPC.

Além de solicitar pelo site do INSS, você pode fazer por meio do telefone 135, que é a Central de Atendimento do INSS. Mas, fique atento aos horários de funcionamento, pois é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Vale destacar ainda que após o benefício ser concedido e cair na conta o beneficiário deve fazer o saque em até no máximo 2 meses. Caso não seja feito o saque, então o benefício será bloqueado e se o tempo for superior a 6 meses, ele é cancelado.

Portanto, agora que já sabe quem tem direito e como fazer a solicitação do BPC, faça sua solicitação e receba este benefício!

Patrocinados:

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo