Cadastro do novo Auxílio Brasil é passível de verificação? Saiba mais detalhes!

O cadastro do novo Auxílio Brasil ainda é um tema novo entre os brasileiros. E, por isso, ainda gera muitas dúvidas, sendo que uma delas é se esse cadastro é passível de verificação.

Anúncios

Com início em novembro de 2021, muitos brasileiros iniciaram seu cadastro no novo programa que é amparado pela Medida Provisória 1.061 de 2021. Mas será que é possível ter acesso a esse cadastro? Como fazer para verificar seu registro no novo Auxílio Brasil? Como se cadastrar nesse programa?

Para esclarecer estas, assim como outras dúvidas preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Portanto, continue sua leitura e veja agora se o cadastro do novo Auxílio Brasil pode ser verificado. E como fazer seu cadastro e garantir seu benefício para 2022.

Veja também:

Critérios para o cadastro do novo Auxílio Brasil

Cadastro do novo Auxílio Brasil é passível de verificação

O principal e mais importante critério para o cadastro do novo Auxílio Brasil é possuir inscrição no CadÚnico. Este cadastro deve estar sempre atualizado. Além disso, para ingressar no programa, é preciso que a renda per capita da família seja meio salário mínimo. E o valor da renda familiar total não pode ultrapassar os 3 salários mínimos. 

Mas, esses são critérios para quem deseja fazer um cadastro do novo Auxílio Brasil. Aos que já recebem Bolsa Família a migração acontece automaticamente.

SAQUE PIS/PASEP
CARTÃO DA CAIXA
AUXÍLIO BRASIL 2022
CARTÃO DO NUBANK
         

Como verificar o cadastro do novo Auxílio Brasil

O cadastro do novo Auxílio Brasil pode sim ser verificado. O primeiro passo é entender se a família já possui algum cadastro ativo bem como se há necessidade de fazer atualizações. Essa consulta pode ser feita no app Meu CadÚnico.

Através desse app você saberá se seu cadastro precisa de atualização ou então se está sendo averiguado. Além disso, ele ainda permite a impressão de comprovantes certificando o recebimento do benefício.

Caso não tenha a internet para baixar o app, o usuário pode ir até um CRAS de referência e fazer a consulta.

Como atualizar o cadastro

Quando um cadastro permanece desatualizado por muito tempo, gera a exclusão do usuário do Programa Auxílio Brasil. O prazo para um cadastro ficar sem atualização é de 4 anos.

Outro ponto importante, é que todas as informações atualizadas necessitam de comprovação. Quando é realizada a inscrição o usuário se compromete a fazer a atualização a cada 24 meses, no máximo.

A atualização do cadastro só acontece nos CRAS da cidade ou então em postos de atendimento do CadÚnico.

Como fazer o cadastro do novo Auxílio Brasil

Todas as famílias que atendem aos critérios do novo Auxílio Brasil, devem realizar a inscrição no CadÚnico. Este, por sua vez, possui algumas regras especificas.

Para realizar o cadastro no CadÚnico é necessário:

  • Possuir uma renda per capta familiar de meio salário mínimo ou renda total da família de até 3 salários mínimos;
  • Fazer a comprovação dos dados perante um CRAS da cidade ou posto de atendimento do CadÚnico;
  • Um membro da família será o responsável pela unidade familiar. Portanto, ele vai ser o responsável por fornecer todas as informações de forma correta. Está pessoa necessita ser maior de 16 anos de idade, possuir CPF, título de eleitor e de preferência ser do sexo feminino;
  • O responsável deve comparecer para fazer o cadastro com todos os documentos dos membros familiares. São eles certidão de nascimento e/ou então casamento, CPF, RG, título de eleitor e carteira de trabalho. Além disso, os indígenas também precisam levar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena.

Quem não possui toda a documentação até pode realizar o cadastro. Mas o mesmo ficará incompleto, o que limitará seu acesso aos programas sociais como o Auxílio Brasil.

Para realizar o cadastro é importante que você verifique como funciona em sua cidade. Isso porque em muitas cidades só é feito o cadastro no CadÚnico mediante agendamento.

Agora que você já sabe como funciona o cadastro do novo Auxílio Brasil, procure um CRAS ou tão um posto de atendimento do CadÚnico.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO WHATS APP:
ACESSE AQUI
Rolar para cima