Cadastro Único: Saiba como se inscrever neste programa do governo!

O Governo Federal disponibiliza para todos os brasileiros diversos programas de governo muito importantes para a população no geral, pois normalmente esses programas são voltados para aqueles que possuem algum tipo de dificuldade financeira, como o Cadastro Único.

Anúncios

Uma plataforma que auxilia o governo a encontrar as famílias que possuem baixa renda é a do Cadastro Único, caso você não saiba o que é, não se preocupe, pois explicaremos tudo para ti.

Cadastro Único – O que é?

cadastro unico
Como funciona e como se inscrever no Cadastro Único!

Cadastro Único é uma plataforma social que foi desenvolvida pelo Governo Federal para auxiliar na busca de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social e econômica, para que desse modo elas sejam adicionadas aos programas de renda desenvolvidos pelo Estado.

Essa plataforma funciona basicamente como um banco de dados, pois ao utilizá-la o poder público terá acesso às informações referentes a situação de cada cidadão que está cadastrado.

Desde que o Auxílio Emergencial foi divulgado, as pessoas começaram a se preocupar mais com a inclusão nesse cadastro, por isso aqui você aprenderá como se inscrever.

Como se inscrever no Cadastro Único?

Para realizar a inscrição é necessário que uma pessoa da família fique de responsável pela gestão dos dados do cadastro, sendo considerado o “Responsável pela Unidade Familiar”, para possuir esse posto é necessário ter pelo menos 16 anos e ser de preferência do sexo feminino.

A partir do momento em que foi escolhida a pessoa que será o Responsável pela Unidade Familiar, essa pessoa terá que recolher todos os documentos dos integrantes da família e ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) mais próximo.

A documentação exigida para entrar no cadastro é: o CPF e o título de eleitor da pessoa considerada Responsável pela Unidade Familiar, e por parte dos dados familiares a carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento,  certidão de casamento, carteira de trabalho e título de eleitor de todos os integrantes da residência.

As pessoas que são representantes de famílias indígenas podem apresentar Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) em substituição do CPF e título de eleitor.

Alguns outros documentos que não são obrigatórios para a identificação e podem auxiliar e muito na hora de realizar o cadastro são:

  • comprovante de endereço (conta de água e de luz)
  • comprovante de matrícula escolar de crianças e jovens de até 17 anos
  • carteira de trabalho.

Aquelas pessoas que não possuem documentação e possuem baixa renda podem realizar a solicitação dos documentos nos órgãos responsáveis e sendo sua emissão de maneira gratuita.

Para começar a participar do Cadastro Único não é apenas entregar a documentação, é necessário que a família passe por uma entrevista com uma equipe de assistentes sociais, algo importante a ser ressaltado é que para entrar no cadastro, a família não pode receber mais de 3 salários mínimos por mês.

Como saber se estou cadastrado?

Diversas pessoas ficam em dúvidas sobre estar cadastrado ou não no programa social, então para que você saiba se sua inscrição está valendo ou não, você poderá descobrir por três meios:

Primeiramente entrando no site do Ministério da Cidadania, fazendo o preenchimento de um formulário com seus dados completos, como nome, data de nascimento, município e nome da mãe.

Através do aplicativo chamada “Meu CadÚnico”, do mesmo modo que o site é necessário preencher um formulário com seus dados pessoais.

Ou pelo telefone  0800 707 2003, selecionando a opção número 5.

Quais são as funções do aplicativo do CadÚnico?

A principal função do aplicativo do Cadastro Único é mostrar para as famílias se elas estão inscritas ou não, pois através dele é possível emitir o comprovante de que está cadastrado, além de conseguir verificar quais são os integrantes que estão participando,conhecer o NIS (Número de Identificação Social) de cada pessoa, ver se existe alguma pendência no cadastramento, localizar um local de cadastramento no mapa e conhecer os programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social.

Como faço para atualizar meus dados do Cadastro Único?

Para que você consiga atualizar os seus dados do Cadastro Único é necessário se dirigir até um Centro de Referência em Assistência Social e a pessoa a ir deve ser o Responsável pela Unidade Familiar.

No aplicativo você poderá ver quais são os documentos necessários para ter o seu cadastro atualizado, sempre que existir alguma mudança no núcleo familiar, como por exemplo o nascimento de alguma criança, deve ser levado até o centro com a documentação do novo integrante, além disso caso você mude de casa ou trabalho também é necessário atualizar o cadastro.

Como descobrir o número do NIS?

Se você possui dúvida o seu número do NIS (Número de Identificação Social) e deseja saber, será necessário fazer login no aplicativo e  tocar em “Cadastro”, no canto inferior esquerdo da tela. 

Dessa maneira as informações de todos os membros de sua família estarão localizadas nessa tela, e você encontrará o número do NIS de cada um logo abaixo de seus nomes na tela. 

Outros aplicativos do Governo Federal

Você pode não saber, mas existem diversos aplicativos do Governo Federal que podem te auxiliar e muito em diversos lugares, alguns deles são de identificação e tudo o que você irá precisar é sair com o seu celular.

Título de Eleitor

É isso mesmo, você pode ter o seu título de eleitor diretamente de seu celular, sem precisar ficar procurando alguns dias antes da eleição, pois para utilizá-lo é necessário apenas apresentar na hora que você for votar e já estará até com sua foto de identificação.

Carteira Digital de Trânsito

Se você tem carteira de habilitação e costuma esquecer ela com frequência, uma ótima opção é você instalá-la em seu celular e apresentar para o policial caso você seja parado em alguma blitz. Tê-la em seu celular nunca irá te colocar em uma emboscada.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos para que eles também aprendam mais sobre o Cadastro Único e quem sabe se inscrevam. Lembre-se que sua opinião é muito importante para nós, então a deixe nos comentários.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…