Caixa lança o Caixa Simples para negativados

Foi-se o tempo em que as pessoas com o nome sujo eram privadas de comprar no crédito. O produto nem ao menos era disponibilizado para quem estivesse no vermelho. Hoje as instituições financeiras já oferecem um universo de possibilidades (o empréstimo e cartão de crédito são dois exemplos) para esse público exercer seu poder de compra e, desse modo, resolver a vida financeira.

Publicidade

Com taxas de 2,85% (as mais baixas do mercado, diga-se de passagem), sem consulta para negativados no SPC e Serasa, e zero anuidade, o Caixa Simples foi pensado para atrair pelo menos 20 milhões de clientes ativos da Caixa Econômica Federal (CEF) – atualmente, o banco público conta com 103 milhões de contas, destas, apenas 7 milhões possuem cartão de crédito da instituição –, e ser, inclusive, um forte concorrente de empresas como BMG, Inter, Bradesco, Pan, entre outras.

Publicidade
Publicidade

O que essas empresas têm em comum: trabalham com crédito consignado (isto é, o valor mínimo das parcelas vai descontado direto no salário ou benefício do INSS) para facilitar a vida de quem possui alguma renda, mas continua com score negativo na praça. Sem sombra de dúvidas, tradicionalismo e tempo de casa (159 anos) são o trunfo da Caixa para conquistar lugar nesse novo mercado.

Recomendado para você:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
SER APROVADO NO CARTÃO
 
SEM CONSULTA SPC SERASA
 
CARTÃO SEM ANUIDADE
 

Como solicitar:

Interessou? Saiba que ainda não é possível solicitar esse cartão pela internet. O pedido é feito diretamente na agência física. Para isso, leve os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, de no máximo 90 dias; e o extrato de benefício dos últimos três meses.

Publicidade

Prós e contras:

– O Caixa Simples libera até 95% do limite em dinheiro;

– Independente dos gastos ou movimentações financeiras, o produto não cobra anuidade;

– Apesar de ser um banco tradicional, o cliente Caixa Simples não faz consulta ao SPC e Serasa;

– É disparado o cartão com as taxas mais baixas do mercado e um valor fixo de 2,85%;

– Somente aposentados ou pensionistas do INSS, com idade inferior a 75 anos, podem solicitar o cartão;

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
OUTROS CARTÕES
   

– Está no TOP 10 dos melhores cartões de crédito consignado.

Por que escolher um cartão de crédito consignado:

Quem opta pelo consignado, garante taxas até cinco vezes mais baratas que as tradicionais. Se engana quem pensa que há limitação deste para o convencional: o novo cartão pode ser usado para compras físicas e virtuais, em solo brasileiro ou no exterior.

Como não existe anuidade, é cobrado apenas uma tarifa de R$ 15 para emissão do cartão. A exemplo do Nubank, você só paga pelo que gastou no mês.

Entretanto, o mau uso desse plástico, como tudo na vida, pode trazer grandes endividamentos no futuro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), o endividamento entre aposentados e pensionistas – envolvendo o cartão consignado – cresceu aproximadamente 10%.

Saiba mais:

A novidade fica por conta da conversão de crédito em dinheiro. Não, você não leu errado. O Caixa Simples permite que o cliente converta em até 95% do limite em saldo na conta. Essa função, contudo, deverá ser habilitada no ato de aquisição do cartão.

No entanto, é altamente recomendável que as pessoas se informem antes sobre os juros rotativos e o IOF sobre esse procedimento.

Entre as regalias do Caixa Simples, temos o Check-up Lar e o Clube ELO Mania. O primeiro é um programa de pontos da Caixa Seguradora, onde clientes podem acionar a assistência para pequenos reparos em casa, até três vezes ao ano, tais como: limpeza de calhas, revisão da instalação elétrica e de vazamentos, troca de lâmpadas, entre outros. O segundo, por sua vez, garante diversos benefícios em compras e viagens, além de uma assistência 24 horas.

Enfim, é perceptível a mudança na linguagem e postura dos serviços financeiros nos últimos cinco anos. Não se trata somente de transformação digital, mas, sim, de humanização.

Há quem diga que existe um abismo entre bancos e fintechs – em contrapartida, a Caixa tem se mostrado cada vez mais aberta à demanda do público, e isso pode ser visto quando analisamos os últimos lançamentos da empresa. O Caixa Simples, via de regra, é o empréstimo pessoal mais barato da sua carteira atual, mesmo assim oferece vantagens compatíveis com os produtos convencionais. Você certamente se perguntou o que a instituição ganha com isso, não é? Eu respondo: clientes!

Deixe um comentário