Conheça todos os tipos de garantia para fazer empréstimo

Entre os tipos de garantia para fazer empréstimo, é possível citar imóveis, carros e até objetos de valor, como joias e utensílios preciosos. 

Anúncios

A vantagem de fazer um empréstimo com garantia está relacionada aos valores finais do crédito. Quando o banco tem bens em penhor, ele consegue ter mais certeza de que vai receber o valor do empréstimo, com isso acaba cobrando taxas bem menores. 

Desta forma, caso o cliente não faça o pagamento de suas dívidas, o banco terá direito sobre o bem que foi usado como garantia. Porém, antes de aderir, vale a pena conferir o CET, que indica o custo efetivo total do empréstimo. 

Anúncios

Tipos de garantia para fazer empréstimo: como funciona?

Os tipos de garantia para fazer empréstimo podem variar de acordo com a necessidade de cada cliente. Porém, em sua maioria, por oferecerem algo como garantia, acabam tendo juros menores do que empréstimos convencionais. 

Anúncios

Entretanto, antes de fazer a adesão, vale a pena verificar cuidadosamente as taxas de juros e também o “custo efetivo do empréstimo” para não fazer uma escolha equivocada. 

Empréstimo com uso de imóvel  

Um dos tipos de garantia para fazer empréstimo mais utilizados e mais conhecidos é com uso de imóvel. 

Neste tipo de contrato, o solicitante utiliza a sua casa como garantia. Sendo assim, ele se torna proprietário direto do local, pois pode morar e usufruir normalmente de seu bem.

Anúncios
Anúncios

Porém, a partir do momento em que o empréstimo é aderido pelo contratante, o banco se torna proprietário indireto. Isso significa que se o cliente não conseguir pagar o que deve, a casa passa a ser propriedade do banco.

Por isso, ao aderir a esta modalidade, o cliente só consegue vender sua casa quando todos os eu seus débitos estiverem quitados. A venda só pode ocorrer caso o novo proprietário arque com o empréstimo. 

Caso não consiga pagar o empréstimo, a casa passa a ser direito do banco e na maioria dos casos vai à leilão. 

Uso de veículo como garantia 

Entre os tipos de garantia para fazer empréstimo temos também a modalidade que usa veículo como garantia. 

Neste caso, o solicitante consegue um empréstimo que tenha valor equivalente a 50% do valor do seu veículo. Na maioria dos casos, esta modalidade é chamada de refinanciamento de veículo. 

Algumas instituições bancárias conseguem fazer a liberação deste empréstimo até para pessoas que estão com restrição no nome. Porém, é necessário passar antes por uma análise de crédito. Caso o cliente não consiga efetuar o pagamento normalmente, o carro também pode ir à leilão. 

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

CONTA + CARTÃO DE CRÉDITO PAN
   

Empréstimo com penhor

Um dos tipos de garantia para fazer empréstimo mais usados é a modalidade que coloca bens pessoais penhorados. 

Funciona assim: caso o cliente tenha relógios, joias ou até mesmo utensílios valiosos, ele pode utilizar como garantia para realização do empréstimo. Para fazer esta modalidade, é indicado procurar a Caixa Econômica Federal. Os objetos são avaliados por profissionais para que seu valor médio seja estipulado. 

Ao final do pagamento das parcelas, o cliente resgata seus bens. Porém, caso não consiga pagar, os bens vão a leilão.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima