Contas em débito automático: vale a pena em quais casos?

Além de não deixar esquecer, você pode ter descontos com as contas em débito automático.

Publicidade

Muitas pessoas que têm contas fixas gostam de deixá-las em débito automático, principalmente se possuem uma parte do salário reservada para isso, por exemplo. Quando se tem muitos boletos, nada mais correto do que não deixar para depois e se organizar, colocando tudo nessa modalidade.

Publicidade
Publicidade

O problema é que nem sempre vale a pena, quando não há vantagens nisso, por exemplo: existem faculdades que oferecem ótimos descontos com pagamentos antecipados, o que já economizam um bom dinheiro todos os meses. Só que a maioria das contas fixas não fazem isso por você.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
 
CARTÃO SEM ANUIDADE

Para te ajudar , separamos algumas dicas para te ajudar a escolher pelo débito automático, ou não e além disso, identificar em que momento vale a pena deixar aquele boleto para descontar diretamente na sua conta bancária. No fim das contas, pode ser bom para você e para a empresa. Primeiro, vamos entender algumas coisas!

Publicidade

Saiba como funcionam as contas em débito automático

débito automático
Saiba como funciona o débito automático!

Para que serve as contas nessa possibilidade?

Muitos bancos aderiram ao débito automático para cobrar seus débitos básicos com os clientes, como empréstimos, juros, entre outros serviços, garantindo assim o pagamento. Com o passar do tempo, outras empresas ofereciam essa associação direta com a conta do cliente, oferecendo descontos para que o valor já fosse debitado em dias específicos, definidos entre as partes.

Então, basicamente, o débito serve para não te deixar esquecer das contas, desde que você autorize a empresa a fazer cobranças diretamente na conta corrente. Na maioria dos casos, sempre é indicado, principalmente para quem costuma não pagar contas porque esquece.

Por que o débito automático vale a pena?

Veja abaixo as dicas para saber se vale a pena ou não colocar suas contas mensais em débito automático e quais motivos fazem com que as pessoas façam o mesmo. Abaixo, as informações!

Sem surpresas

Quando você define uma data específica para ser alguma conta ser debitada, não tem erro: ela será, desde que deixe o valor exigido na conta. Não tenha surpresas ou sofra com esquecimentos deixando tudo no débito automático. Para que isso dê certo, lembre-se de se organizar sempre para que não sejam descontados valores errados na sua conta, ou seja, falte dinheiro para fechar os boletos mensais.

Descontos em boletos

Normalmente, universidades, empresas de telefonia e internet, imobiliárias costumam oferecer preços especiais para quem paga em dia ou com antecedência. Deixar no débito automático pode ser uma ótima solução para economizar nesses casos e, normalmente, são as melhores opções.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
OUTROS CARTÕES
   

Transação segura

Dificilmente você sofrerá algum golpe por deixar as contas em débito automático. É uma transação segura e que só funciona através de autorização das duas partes, além do código que é fornecido pela empresa recebedora, em alguns casos. Então, não esqueça de conferir sempre seu extrato, claro! Só que não espere surpresas desagradáveis escolhendo o débito automático.

Pontos em bancos

Alguns bancos oferecem vantagens aos clientes que escolheram o débito automático como método mensal de pagamento. Oferecem pontos no cartão de débito, ou descontos em pacotes e serviços. Pesquise se o seu banco não te dá vantagens em relação a isso a abuse na autorização de débito automático para ter recompensas a longo prazo.

Desvantagens do débito automático

Como tudo na vida, nem sempre algo vai ser 100% seguro, confiável ou bom. Para cada caso, existe uma opção. Então, veja se escolher o débito automático pode não ser a melhor alternativa para você, a seguir.

Renda apertada

Se você normalmente conta com um salário fixo, mas complementa a renda de outras formas, não utilize o débito automático. Isso porque se falta de um lado, você pode cobrir com a outra renda. Manter no débito automático, em caso de esquecimento, pode te complicar fazendo com que falte um dinheiro que talvez você esteja contando! Fique atento.

Serviços temporários

Programar essa opção para serviços temporários, como streaming ou aplicativos é um pouco arriscado. Isso porque só por pagar mensalmente você acaba se obrigando a usar, ou nem usando. Observe os gastos que você tem para aber se valerá a pena colocar contas mensais finitas para não gastar mais do que precisa.

Estornos

Caso você esqueça de algum pagamento e ele esteja programado, podem acontecer estornos na sua conta. Quanto mais estornos, mais juros e taxas suas contas podem sofrer. Além de gastos desnecessários, você está deixando sua conta pouco atrativa, afastando chances de financiamentos e cartões de crédito, por exemplo!

Exige controle

Não adianta colocar todas as contas nessa modalidade, mas só olhar a conta corrente quando bem entender. Ter esse tipo de desconto exige controle mensal, principalmente nas datas de débito para verificar se está sendo cobrado tudo o que imaginou, ou se não faltou dinheiro para determinado boleto programado. Autorizar o débito automático não significa “deixar rolar” as cobranças na sua conta.

Conclusão

Autorizar qualquer cobrança em contas bancárias exige cautela e planejamento. Quem utiliza essa opção com frequência já sabe o que esperar todo mês e possui uma certa estabilidade para tomar decisões. Para casos como esse, essa opção tem só vantagens.

Só que infelizmente, nem todo brasileiro vive numa situação confortável e com tudo garantido. Para quem está engatinhando para melhorar a vida financeira, ele pode ser um bom começo, desde que seja observado mensalmente e também usado com prudência. Se está bem pagando contas como está, não mude! Siga de olho e quando der, facilite tudo programando os boletos.