Portal de Economia e Finanças

CPF suspenso: Entenda tudo sobre esse assunto e saiba como regularizar o seu

0

Você está com o CPF suspenso e deseja saber o que fazer para resolver a situação? Acompanhe as informações a seguir para saber por que isso acontece e como pôr fim ao problema em questão.

Publicidade

Ter o CPF suspenso muitas vezes prejudicam os negócios, isso porque caso o cliente tenha o documento suspenso afetará diretamente os empresários por conta de fraudes.

Publicidade

O CPF é um documento muito importante, sem ele não é possível abrir conta corrente ou poupança, tirar passaporte, participar de concursos públicos, receber aposentadoria, entre vários outros problemas.

Por que o CPF é suspenso?

CPF suspenso

Primeiramente, o CPF suspenso não tem ligação com  “nome sujo”. Essa situação acontece basicamente devido à falta de informações no seu cadastro da Receita Federal ou por haver algum dado incorreto.

A situação ocorre porque a Receita Federal compara as informações dos cidadãos com os cadastros registrados em distintos órgãos públicos, isso para evitar fraudes principalmente em eleições.

Caso sejam encontradas informações diferentes em outros órgãos públicos pela Receita Federal, o CPF do indivíduo é suspenso, sendo necessário fazer sua regularização.

Publicidade

Como verificar a situação do CPF

Você pode saber se o seu CPF está irregular de forma simples e rápida. Basta seguir os passos a seguir:

1- Acesse o site oficial da Receita Federal e clique em “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”

Publicidade

2- Será solicitado seu nome e data de nascimento, preencha-os corretamente em seus devidos campos.

3- Selecione “Não sou um robô”

4- Clique então em “Consultar”

5- Uma nova página será aberta, nela estará todas as informações sobre a situação atual do seu CPF e constará “Regular” ou “Suspensa”, caso haja alguma pendência também será informado.

Publicidade

Como regularizar o CPF suspenso

Há duas formas de resolver a situação: presencialmente ou pela internet.

É possível regularizar o CPF presencialmente exclusivamente em agências bancárias da Caixa, Banco do Brasil, Cartório de Registro Civil ou através dos Correios. Nesses locais será cobrado um valor de R$ 7,00.

O dono do CPF é quem deve comparecer às agências para solicitar a regularização do documento, caso a pessoa esteja impossibilitada é possível resolver com um procurador.

Para regularizar a situação do seu CPF suspenso pela internet é necessário possuir título de eleitor e só será obtido sucesso se precisar alterar ou complementar os dados do cadastro da Receita Federal.

Passo a passo para regularizar seu CPF através do site

1- Entre no site oficial da Receita Federal e vá na guia “Serviços” e em seguida encontre “CPF” no canto direito.

2- Clique na opção “Regularizar Cadastro no CPF”

3- Uma nova página será aberta com um formulário que deve ser preenchido corretamente com todos os dados lá solicitados.

4- Clique no botão “Enviar” que estará localizado no final da página

5- Pronto! A solicitação foi efetuada com sucesso.

Vale ressaltar também que só será possível regularizar a situação do seu CPF pela internet caso ele esteja suspenso, se estiver cancelado ou nulo só será possível resolver presencialmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.