Descubra como vencer a timidez na entrevista de emprego?

Confira nesse artigo algumas dicas valiosas sobre como vencer a timidez na entrevista de emprego e amplie suas chances de sucesso!

Anúncios

É normal que algumas pessoas se sintam um pouco desconfortáveis ou nervosas ao participar de uma entrevista de emprego. E para quem é tímido, o desafio tende a ser ainda maior. Contudo, também sabemos que a timidez na entrevista pode ser um fator negativo em processos seletivos.

Afinal, muitas vezes o candidato deixa de expressar suas qualificações e competência em razão da sua timidez. Ou ainda, não consegue transmitir a segurança necessário para que o recrutador considere seu currículo uma opção.

Se você já perdeu ou tem receio de perder oportunidades no mercado por conta da timidez, continue lendo.

E confira nesse artigo como vencer a timidez na entrevista de emprego adotando algumas dicas valiosas e práticas.

________________
________________

Veja também:

Como superar a timidez na entrevista de emprego?

Há muitas maneiras de controlar sua timidez na entrevista a fim de impedir que ela interfira nesse momento importante. Abaixo separamos algumas das melhores para você superar a timidez em processos seletivos. E a primeira delas é:

1. Prepare respostas para as perguntas mais usuais em entrevistas de emprego

Há algumas perguntas que são corriqueiras em entrevistas de emprego. Então, você deve listar as mais comuns e ensaiar as respostas que pretende dar para cada uma delas.

Durante a conversa com o recrutador, é muito provável que algumas dessas perguntas sejam feitas. E se você já sabe o que responder, é menos provável que a timidez o deixe nervoso ou sem saber como reagir a elas.

2. Reúna o máximo possível de informações sobre a empresa antes da entrevista

Quando se candidatar já busque informações sobre a empresa. Afinal, quanto mais você souber sobre os valores, setor que ela atende, os profissionais que trabalham lá e a cultura, mais confiante você se sentirá para ter um bom desempenho na entrevista.

Então, pesquise o máximo que puder e, se possível, conversar com pessoas que trabalham ou já trabalharam na empresa.

 Acredite, isso certamente vai aumentar sua confiança neste momento. E pode reduzir seu nervosismo controlando sua timidez na entrevista.

3. Respire fundo

Não é uma maneira de dizer e nem de se comportar, mas sim uma tática para manter a calma antes da entrevista.

Retenha o foco em sua respiração, observando e, se possível, cronometrando sua inspiração e expiração.

4. Chegue com pelo menos meia hora de antecedência

Não vale a pena aumentar o estresse do dia pensando que não chegará a tempo. Então evite chegar em cima do horário, ou atrasado que é pior ainda. Vá cedo para não se preocupar.

Quando você chega antes, também consegue ir aproveitando o tempo para repensar suas respostas ou até mesmo atualizar seus e-mails.  Na recepção procure se apresentar com 15 minutos de antecedência.

5. Revise seu currículo

Os avaliadores prestam muita atenção nos dados do currículo e fazem perguntas sobre o desempenho e a carreira do candidato. Consequentemente, é muito importante conhecer seu currículo do início ao fim e ter todas as informações novas em mente com antecedência.

Tenha consciência que a entrevista é um autoteste e quanto mais preparado você estiver, mais confiante vai estar se sentindo.

6. Não finja ser outra pessoa

As entrevistas de emprego são situações naturalmente estressantes. Portanto, uma dica importante é não adicionar tensão extra tentando parecer algo que você não é.

Os profissionais que fazem recrutamento são altamente treinados para realizar entrevistas com todos os tipos de pessoas. Desde as mais extrovertidas, até as mais tímidas.

Portanto, ser tímido é um defeito que pode comprometer suas chances no processo. Mas fingimentos sem dúvida é um aspecto visto negativamente pela equipe avaliadora.

E lembre-se que nem sempre as empresas procuram bons especialistas em comunicação para as vagas. Então, não comece a pensar que ser tímido é extremamente ruim para você.

Agora que você já sabe como vencer a timidez na entrevista, coloque essas dicas em prática e conquiste sua vaga dos sonhos!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo