Desenrola Brasil: veja como não cair nos golpes da internet
O governo federal também vem criando alertas para evitar que as pessoas caiam nesses golpes.
O Desenrola Brasil é um programa criado pelo governo federal, em 2023, para tentar diminuir as dívidas que muitos brasileiros possuem. Afinal de contas, com restrição de crédito, o consumo fica mais comprometido.
Entretanto, nesta tentativa de conseguir resolver os problemas, muita gente vem caindo em golpes. E pensam que estão tratando com o Desenrola Brasil quando, na verdade, estão sendo vítimas de golpistas, cada vez mais ousados.
Desta maneira, o governo federal também vem criando alertas para evitar que as pessoas caiam nesses golpes. E se torna um trabalho duplo, de limpar os nomes e também de orientar as pessoas.
Como evitar os golpes
Primeiramente, o governo federal explica que, para evitar cair em golpes no Desenrola Brasil, as pessoas não devem entrar em qualquer link oferecido. Por exemplo, aqueles links de sites patrocinados, links de aplicativos de mensagem e até mesmo de email, não são confiáveis.
Neste caso, segundo os organizadores do programa, é importante sempre buscar o site do próprio banco onde tem uma eventual dívida. Assim, vai ter mais segurança para conseguir fazer os negócios, limpar o nome e não cair em golpes.
Caso contrário, vai continuar com o nome sujo e, pior que isso, ainda vai perder o pouco de dinheiro que ainda tem. Até porque os golpistas não estão preocupados com as pessoas, mas sim como os próprios lucros.
Além disso, é sempre importante usar o próprio aplicativo do banco e, principalmente, digitar manualmente o link do site da instituição bancária. Tudo isso vai ajudar a evitar a entrada em sites falsos. E poderá negociar mais tranquilamente as dívidas.
Inclusive, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) explica ainda que os clientes devem negociar mesmo com os bancos com os quais têm parceria com o Desenrola Brasil.
Até porque esse programa funciona justamente com empresas que aderiram ao programa. Recentemente, todos os brasileiros que estava com o nome sujo por conta de dívidas de até R$ 100, tiveram os nomes limpos automaticamente.
Agora, mais de 2,2 milhões de pessoas já conseguiram resolver esse problema, ao menos renegociando as dívidas. No momento, o Brasil tem mais de 70 milhões com restrições devido a dívidas que estão com dificuldades para renegociar.
Então, o Desenrola Brasil vem tentando essa facilitação de pagamento e renegociação em prazos mais longes. Por fim, enquanto muita gente tenta resolver esse problema e busca uma solução, existem os golpistas que tentam se aproveitar do momento para faturar fácil e gerar ainda mais problema para o cidadão.
Saiba mais: Caixa paga novo bolso família. Veja o que é.