Empréstimo com cheque como garantia: Entenda como funciona

Atualmente há diversas modalidades de empréstimo disponíveis para a contratação no mercado e cada um possui suas particularidades quanto à contratação. O foco deste artigo é explicar como funciona o empréstimo com cheque como garantia.

Anúncios

Por se tratar de um meio de concessão de crédito pouco difundido no mercado, poucas pessoas o conhecem, porém é amplamente indicada para alguns grupos específicos, como por exemplo trabalhadores autônomos.

Através deste empréstimo você pode conseguir o crédito emergencial necessário ao colocar um cheque como garantia de que a dívida será paga. Este fato leva à queda das taxas de juros e também a melhores condições na contratação.

Anúncios

Como o empréstimo com cheque como garantia funciona?

Conforme o próprio nome indica, o empréstimo com cheque como garantia é uma modalidade de concessão de crédito na qual você coloca folhas de cheques nominais ou já pré-datados como garantia do pagamento do valor adquirido.

No momento da contratação serão estabelecidas datas nas quais a instituição financeira escolhida fará o desconto do cheque colocado como garantia, que ocorrerá diretamente na sua conta corrente registrada no contrato.

Dessa forma, a única preocupação do contratante é de manter o valor necessário na conta para cobrir o cheque na data estabelecida e acordada. Os prazos e valores em crédito que podem ser obtidos variam bastante de uma instituição para outra.

Requisitos para fazer este empréstimo

É muito comum que instituições financeiras que oferecem empréstimo com cheque como garantia realizem análise de crédito sobre as propostas. Dessa forma, é necessário que os consumidores sigam alguns requisitos para conseguir aprovação.

Anúncios

Geralmente os documentos necessários incluem RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. Também será necessário que o cliente apresente folhas em cheque na devida quantidade de acordo com o prazo da operação.

Isso quer dizer, que se você firmar um acordo de pagamento em 24 parcelas, por exemplo, você deverá apresentar 24 cheques devidamente preenchidos, assinados e ficarão armazenados com o credor até as datas pré-definidas para o depósito.

Valor do empréstimo e prazos para o pagamento

A grande maioria das instituições que oferecem este tipo de crédito permitem que os interessados solicitem até 3 vezes o valor de sua renda mensal comprovada. Porém, este valor é relativo a cada financeira e você deve verificá-lo com antecedência.

Já os prazos para o pagamento também variam bastante de acordo com as regras de cada instituição, que leva em consideração o perfil dos clientes. É possível encontrar no mercado propostas de pagamento entre 12 a 36 meses.

Após a assinatura do contrato, você não poderá mais alterar as datas que foram definidas para depósito ou que as defina após a assinatura. Isso ocorre para que ambas partes envolvidas tenham maior segurança durante todo o processo.

Onde contratar o empréstimo com cheque como garantia

Embora o empréstimo com cheque como garantia não seja muito comum entre as financeiras hoje em dia, há alguns locais confiáveis que o disponibiliza para contratação, como por exemplo:

  • Empréstimo com cheque IBI;
  • Empréstimo com cheque BV Financeira;
  • Empréstimo com cheque Renner.
Rolar para cima