Empréstimo do Bolsa Família 2021: Tudo que você precisa saber!

O Governo Federal anunciou que no ano de 2021 aquelas pessoas que são contempladas pelo Bolsa Família terão acesso a um empréstimo.

Publicidade

Foi criado pelo Governo Federal um programa de microcrédito destinado aquelas pessoas que são beneficiária do programa social Bolsa Família, assim essas pessoas terão a possibilidade de tirar um empréstimo para começar a se aventurar em nos negócios.

Publicidade

O objetivo desse programa é incentivar as pessoas a ampliarem a sua renda através do desenvolvimento de pequenos negócios, dessa forma tendo acesso a uma melhor condição de moradia e educação.

Para saber mais continue lendo esse texto.

Conheça o empréstimo do Bolsa Família

Empréstimo Bolsa Família
Saiba como irá funcionar o empréstimo do Bolsa Família em 2021

Quais pessoas poderão ter acesso ao empréstimo do Bolsa Família?

O empréstimo do Bolsa Família é disponibilizado para aquelas famílias que possuem renda própria além do valor do benefício, existindo a necessidade de mostrar a carteira assinada e o comprovante de renda.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

Além desses pré-requisitos, é necessário que a pessoa interessada em solicitar possua um fiador, da mesma maneira que é necessário quando você aluga um imóvel, e permitir que um fiscal vá fazer uma visita em sua casa.

Publicidade
Santander BR

Quem possui direito a participar do microcrédito

  • Famílias com renda mensal inferior a 170 reais;
  • É necessário que todas as crianças e jovens estejam matriculadas em escolas;
  • Participar das ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para saúde da mulher.

Se você enquadra-se em todos os pré-requisitos citados acima, saiba que é possível realizar a solicitação do empréstimo do Bolsa Família, sendo necessário ir até uma agência da Caixa para realizar a solicitação.

Como fazer para contratar esse serviço?

Ao notar que você está apto em receber o empréstimo, é necessário realizar o agendamento de uma visita de uma agente da Caixa até a sua casa e é necessário que o seu fiador esteja junto no momento da visita.

Normalmente, a análise de todos os seus dados leva cerca de 8 dias, sendo esse prazo contato a partir da visita do agente da Caixa em sua residência.

Se você for aprovado no empréstimo, será necessário apenas esperar a liberação do valor que você solicitou, assim que o valor for liberado é possível realizar o saque.

Taxas de juros

As taxas de juros são calculadas de acordo com a análise que for realizada de seus dados, sendo assim é bem variável, alguns dos critérios que são levados em consideração são:

  • Valor que você deseja pegar emprestado;
  • A quantidade de parcelas que você deseja efetuar o pagamento;
  • Como está a sua situação de renda.

Qual valor é possível pegar no Empréstimo do Bolsa Família?

No ano de 2018 o limite disponível para cada empréstimo era de 15 mil reais, no entanto a média de valor retirada pelas pessoas era de 4 mil reais, então é importante que você leve em consideração a sua renda e a possibilidade de pagamento na hora de solicitar o valor.

Principais cuidados na hora de solicitar um empréstimo

Faça uma avaliação da sua renda

Antes de você solicitar o empréstimo do Bolsa Família, saiba que é importante realizar uma análise sobre como está a sua renda, quanto de dinheiro entra e quais são os seus principais gastos.

Lembre-se que ao realizar um empréstimo, você terá a obrigação de realizar o pagamento correto das faturas, para que assim não fique com o nome negativado no Serasa e SPC.

Seu empréstimo, sua responsabilidade

Você precisa ter claro em sua mente que ao assumir o crédito, é necessário ter muito cuidado para não prejudicar o seu nome e acabar em uma situação ainda pior que anteriormente.

Faça o empréstimo apenas se houver certeza que isso não o prejudicará financeiramente.

Saiba mais sobre o Bolsa Família

O que é?

O programa Bolsa Família foi criado para ajudar aqueles brasileiros que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza a terem uma vida melhor, sendo ele um programa de transferência direta de renda.

De acordo com o site do Bolsa Família, que é administrado pelo Ministério da Cidadania, os benefícios disponibilizados pelo governo podem ser:

  • Benefício Básico;
  • Benefícios Variáveis;
  • Benefício Variável Vinculado ao Adolescente;
  • Benefício para a Superação da Extrema Pobreza.

Se você precisa de mais informações sobre esse programa, é possível encontrá-las em seu site oficial, além de realizar o cadastro.

Quem pode receber?

Para poder receber o benefício do Bolsa Família é necessário cumprir alguns pré-requisitos, como:

  • A família precisa ter uma renda mensal de até 89 reais por pessoas;
  • Aquelas famílias que possuem gestantes, crianças e/ou adolescentes até 17 anos devem ter renda mensal entre R$ 89,01 e R$178 por pessoa.

Para encontrar a renda mensal da família por pessoa, é necessário somar todos o valor ganho por todas as pessoas e dividir pelo número de pessoas que moram na mesma casa.

Por exemplo, se possui 4 pessoas dentro da casa, sendo essas 2 adultos e 2 crianças, é necessário somar a renda desses dois adultos e dividir por 4.

Valor do benefício do Bolsa Família

Como citado anteriormente, existem 4 tipos de benefícios que variam os seus valores.

Benefício Básico

  • É pago 89 reais para as famílias que estão em situação de extrema pobreza, ou seja, que possuem a renda máxima de 89 reais por pessoa.

Benefícios Variáveis (até cinco por família)

  • É pago 41 reais para as famílias que possuem a renda mensal de até 178 reais por pessoas que possuem crianças ou adolescentes de até 15 anos;
  • 41 reais pago para as famílias que possuem grávidas em sua composição, sendo assim nove parcelas, sendo necessário ter a renda de até 178 reais por pessoa.
  • 41 reais pago para as famílias com renda mensal de até 178 reais e que possuem crianças até seis meses em sua composição, sendo assim, 6 parcelas mensais.

Benefício variável vinculado ao adolescente (até dois por família)

  • São pagos 48 reais para aquelas famílias que possuem renda mensal de 178 reais por pessoa que possuam adolescentes entre 16 e 17 anos em sua composição.

Benefício para superação da extrema pobreza

  • É pago para aquelas famílias que continuam com renda mensal inferior a 89 reais por pessoa, mesmo após receberem outros tipos de benefícios do programa;
  • Esse valor é calculado caso a caso, então irá variar de acordo com a quantidade de renda das pessoas, para que assim seja ultrapassado o piso dos 89 reais por pessoa.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com os seus amigos para que eles também saibam como funciona o empréstimo do Bolsa Família em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.