FGTS Inativo: aprenda quem tem direito e quem pode sacar

A pandemia trouxe alguns adiantamentos importantes para o contribuinte,  como por exemplo o FGTS Inativo.

Anúncios

A crise econômica atingiu em cheio o país, assim como o mundo. Muitos governos decidiram criar auxílios, ou adiantar saques previstos. A ideia no Brasil foi oferecer mais uma fatia do FGTS ao contribuinte, dinheiro que está parado a anos e pode salvar muitas famílias durante a pandemia.

O saque do FGTS inativo voltou a ser liberado para ajudar na economia durante a pandemia e muita gente já começou a sacar. O valor máximo é de um salário mínimo, R$ 1.045,00, que podem ser retirado de uma ou mais contas inativas ou ativas. Muitas pessoas têm direito e nem sabem!

Hoje vamos explicar como funciona e quem tem direito ao FGTS. Saiba o cronograma e como movimentar o dinheiro sem sair de casa! Aproveite esse direito, que não é um benefício, e sim o dinheiro que você acumulou por anos. No fim das contas, é um dinheiro do trabalhador sendo liberado quando muitos precisam. Vamos as informações!

O que é o saque do FGTS?

Quando estamos empregados em um local privado, “recolhemos” uma parte para o fundo de garantia do tempo de serviço, mensalmente. O valor corresponde a 8% do salário mensal do trabalhador e é disponibilizado ao contribuinte em determinadas situações, como demissão sem justa causa ou financiamento de imóveis pela Caixa.

O saque fora dessas modalidades

Em 2018, durante o governo de Michel Temer, essa modalidade de saque das contas foi criada para ajudar na economia do país, que se recuperava de um processo turbulento e impeachment. Muitas pessoas puderam retirar quantias de contas de FGTS de antigos empregos, ou, o chamado FGTS inativo.

Agora, em 2020, surgiu o FGTS ativo para retirar, onde o contribuinte saca de contas que ele ainda abastece com o salário atual. Novamente, um valor limite é definido e é possível movimentar duas ou mais contas ativas do fundo de garantia.

Quem tem direito ao FGTS?

Neste tópico, vamos explicar quem direito ao FGTS ativo e inativo e poderá sacar de acordo com a data de aniversário, lembrando que o saque já começou para os nascidos nos primeiros meses do ano. Primeiramente, quem tem direito ao FGTS é todo trabalhador CLT que tenha contribuído por algum tempo. Até mesmo algumas modalidades de autônomos entram na conta

E ao saque?

Terá direito a saques do FGTS quem esteve empregado até 31 de dezembro de 2015 e não sacou o valor porque pediu demissão, por exemplo, te torna apto. O saque ativo, é só estar ativo em contrato CLT para entrar na seleção de saques, que estão sendo realizados por causa da pandemia.

O cronograma do saque de 2020

Classificando por ordem de nascimento, o contribuinte tem uma conta automática criada pela Caixa quando não possui uma já aberta. Tudo pode ser movimentado nessa conta no primeiro momento, depois, pelo prazo definido pela Caixa, o dinheiro pode ser transferido para outra conta de sua preferência.

Baixe o aplicativo do FGTS para fazer as autorizações e o da Caixa para movimentar dinheiro. Para os primeiros selecionados, ou seja, nascidos em janeiro, fevereiro e março, os saques em dinheiro foram autorizados para serem feitos no dia 25 de julho. Neste link, é possível conferir o cronograma completo por mês de nascimento.

O prazo é finalizado em setembro de 2020 para os nascidos em dezembro.  O saque em dinheiro vivo poderá ser feito só em novembro, ainda sim, o aplicativo aceita pagamentos de boletos e outras transações importantes. A ideia de adiar o saque do dinheiro é para evitar aglomeração nas agências. Essas informações são importantes para quem tem direito ao saque do FGTS.

O saque aniversário

Outras modalidades do saque do FGTS inativo e ativo também estão liberadas para cadastramento pelo aplicativo do FGTS. Quando escolhemos essa opção, não perderemos a chance de sacar o FGTS emergencial, o que estamos falando desde o começo.

No caso do saque aniversário, todo mês de nascimento do contribuinte será oportunizado o saque de uma quantia maior do FGTS, isso se ele optar dessa forma. Acompanhe a previsão de valores no aplicativo, tanto da opção emergencial quanto de aniversário.

As principais dúvidas

Separamos as principais dúvidas dos internautas sobre o saque do FGTS ativo e inativo. Muitas pessoas ainda nem sabem que tem o direito e o dinheiro pode ficar indisponível rapidamente.

Não tenho conta na caixa. E agora?

Automaticamente, a Caixa criará uma poupança para cada contribuinte que tem direito ao FGTS e aceitou utilizar o saque das contas ativas ou inativas. Após um prazo estabelecido  pelo banco, a transferência para os outros bancos é permitida.

Como consultar o valor disponível do FGTS Inativo?

Baixe o aplicativo do FGTS e se cadastre com o CPF. Na área dos saques disponíveis, é possível ver a data do saque e o valor total, juntando automaticamente todas as contas. O contribuinte também pode optar pelas modalidades de saque disponíveis no próprio aplicativo.

Estou empregado. Terei problemas ao sacar o FGTS Inativo?

Não. Quem tem contas ativas e inativas podem retirar o dinheiro de todas as opções sem que seja prejudicado. É importante deixar claro, que o valor total disponível do FGTS depositado vai diminuir, óbvio. Ainda sim, é um dinheiro que pode ser bem utilizado quando retirado.

Perderei algum direito caso saque o FGTS?

Dificilmente, mas, o saque aniversário, tira o direito do saque ao valor em caso de demissão. Ao optar por essa modalidade, que possibilita uma quantia maior a cada mês de aniversário é importante entender que se a demissão acontecer, não poderá sacar aquele valor já estabelecido em lei.

Conclusão

Estamos em pleno saque emergencial do FGTS, o que é muito diferente do auxílio emergencial e também do saque aniversário. Procure por seus direitos através da tecnologia e da informação para que nem precise sair de casa para ter acesso ao dinheiro, que é seu por tanto tempo de contribuição ao fundo. Há um prazo para que ele fique disponível e o final desse cronograma é em setembro. Não perca tempo e garanta o seu saque do FGTS inativo e ativo.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…