Fluxo de caixa: Guia completo para sua empresa

O caixa da sua empresa é uma das partes mais importantes, você sabe como planejar um bom Fluxo de Caixa?

Publicidade

O financeiro da empresa é a área que mantém tudo na linha, e também o que mais merece e precisa de cuidados.

Publicidade
Publicidade

Uma das melhores formas de manter um bom controle sobre o financeiro da sua empresa, como entradas e saídas de valores, é possuir um bom fluxo de Caixa.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
 
CARTÃO SEM ANUIDADE

O fluxo de caixa, nada mais é, que um controle minucioso de todas as entradas de dinheiro da sua empresa, e as saídas também, além de também controlar os gastos futuros e previsões de pagamento.

Publicidade

Hoje, vamos mostrar para você como funciona e o que um bom fluxo de caixa precisa ter para sua empresa ter um ótimo controle.

Também, vamos apresentar para você a empresa Cadastro Empresa, que é referência quando o assunto é você encontrar o melhor profissional para controlar o financeiro da sua empresa.

Confira!

Porquê é importante ter um bom fluxo de caixa?

, Fluxo de caixa: Guia completo para sua empresa

O fluxo de caixa é muito importante para um bom funcionamento e andamento não só do sistema financeiro, mas do restante da empresa também.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
OUTROS CARTÕES
   

Com a ajuda do fluxo, você poderá controlar todas as contas executivas, desde compras, até mesmo devolução e recebimentos.

Claro, que é preciso que uma pessoa ou mais controlem e alimentem o fluxo com informações claras, para que seja controlado o melhor possível.

Assim, você poderá ter o melhor resultado financeiro.

O fluxo de caixa também poderá auxiliar a empresa em momentos decisórios, além de também ser um controle sobre a capacidade da empresa de gerar lucro Bruto.

O que deve possuir um bom Fluxo de Caixa?

Um bom e eficiente fluxo de caixa deve ser planejado gradualmente.

Existem três partes fundamentais para que você tenha um fluxo de caixa completo.

Saídas.

É importante ter um bom controle sobre as saídas da sua empresa, e o fluxo de caixa auxilia muito nesse controle.

Então, uma parte do fluxo é apenas destinado às saídas, e nesse campo deve ser imposto todas as informações sobre as saídas da empresa.

Quando falamos sobre saídas, estamos mencionando os gastos mensais propriamente, ou seja, gasto com energia, água, taxa de transferências bancárias, mercado, usos geralmente, literalmente tudo entra nessa parte.

A parte importante das saídas é você ter um controle sobre o que de fato foi pago, e o que de fato foi gasto.

Esse controle poderá auxiliar em alguns processos decisórios sobre economias, como, por exemplo, a redução de gastos.

Entradas.

As entradas são uma das partes mais importantes que devem ser muito bem controladas pelo fluxo de caixa.

As entradas, propriamente ditas, são os recebimentos da empresa, aquilo que a empresa recebeu de seus clientes, com as suas vendas, serviços ou afins.

Então, uma parte do fluxo de caixa deve ser específico para as entradas da empresa, e essa parte deve ser alimentada sempre e o melhor possível.

Essa é uma das melhores formas de você controlar de uma forma eficiente o lucro bruto da sua empresa, já que, aquilo que está no fluxo, é o que entrou de valor para a sua empresa.

Fluxo

O fluxo nada mais é que um planejamento de contas com as expectativas de entradas futuras da sua empresa.

Por exemplo, você tem um planejamento de que entrará um pagamento de valor X em certo dia, e sabe que precisa pagar certas contas.

O fluxo serve para fazer esse planejamento, de quais contas deverão ser pagas, com o valor que está provisionado para entrar no dia X.

Com esse planejamento, as coisas se tornam muito mais fáceis e organizadas no sistema financeiro, já que você terá um controle maior do que será entregue, e o que de fato precisará ser a saída.

Claro que, não necessariamente você precisará usar o valor para pagar alguma conta específica, porém, a operação de uma empresa retém gastos, então esses pagamentos precisarão ser feitos.

Com esse controle de fluxo, você poderá tornar o momento de pagamento mais tranquilo e organizado, já que será mais direto, e você já saberá o que precisará fazer com o valor da entrada.

O fluxo é um excelente auxílio no momento decisório do financeiro, já que torna as coisas visualmente melhorem, e mais organizadas.

Resultados.

Um bom fluxo de caixa, estará programado para lhe mostrar seus resultados, principalmente sobre o EBITDA, que é uma das melhores formas de se avaliar financeiramente uma empresa.

O EBITDA é o valor do lucro da empresa antes das retenções de impostos, que mostra a capacidade da empresa de gerar valor, é uma das formas mais utilizadas para se avaliar empresas pelo porte.

Então, um bom fluxo de Caixa estará preparado para controlar esse final, que será basicamente o valor das entradas da empresa, menos o valor das saídas, que gerará um lucro bruto.

Com um bom resultado em mãos, você terá facilidade em muitos pontos na empresa, principalmente no processo decisório e de planejamento.

Como a empresa Cadastro Empresa poderá ajudar com o Fluxo de Caixa da minha empresa?

A Cadastro Empresa, disponibiliza fornecedores do Brasil inteiro no seu site. Você pode encontrar no site as melhores empresas de diversos ramos diferentes.

O Brasil conta com diversos profissionais relacionados ao ramo financeiro e contábil e temos no país profissionais extremamente qualificados para lhe entregar o melhor serviço e quem sabe mais perto de você.

E o melhor, todos eles tem registro na receita federal, te dando maior segurança.

Para você que busca o melhor profissional para criar o melhor fluxo de caixa para a sua empresa, acesse o Cadastro Empresa!

Conclusão.

Conseguiu entender um pouco melhor sobre a importância de ter um bom fluxo de caixa na sua empresa?

O fluxo de caixa é de extrema importância em diversos pontos da empresa, tanto para o controle e organização, como para o processo decisório e avaliação.

E, caso você queira encontrar o melhor profissional para lhe disponibilizar o melhor fluxo de caixa, a Cadastro Empresa estará disposta a encontrar o melhor profissional para você!

Um grande abraço e bons negócios.