Gasolina mais barata: veja o que vai mudar nos próximos dias
Gasolina ficou mais barata em fevereiro e agora Petrobrás deve baixar o preço.
A gasolina ficou mais cara em fevereiro, quando o governo federal desonerou parte dos impostos de PIS e Confins, além do Cide, no litro do combustível. No entanto, agora vive a expectativa de que os preços para o consumidor possam diminuir novamente.
Isso porque, para os próximos dias, a Petrobras, responsável pela distribuição da gasolina, deverá baixar o preço do combustível. Desta maneira, os consumidores vivem essa expectativa de terem um produto mais barato, ou, menos caro para o consumo.
Gasolina tem referência internacional
Atualmente, a Petrobras adota a política do PPI (Paridade de Preço Internacional) para a gasolina. Desta maneira, com o valor atrelado ao dólar e ao mercado internacional, sempre fica sujeito ao ‘humor’ dos grandes produtores mundiais de petróleo.
No entanto, durante esta última semana, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que isso é uma referência e não um ‘dogma’. Então, mesmo sem cravar uma data para redução do valor do produto para o consumidor, sugeriu que, nos próximos dias, poderá haver uma queda.
Na prática, a gasolina mais barata vai refletir e impactar diretamente no orçamento do consumidor final. Isso porque muita gente usa o carro para trabalhar ou para levar os filhos na escola e não tem, muitas vezes, como utilizar outra opção de meio de transporte.
Logo, a gasolina, quando fica mais cara, atrapalhar e deixa até mesmo inviável a situação financeira de muitas famílias. Desde a metade do ano passado, houve uma queda brusca no preço do combustível, por conta do corte de impostos.
Entretanto, desde fevereiro, o governo voltou a cobrar parte desse imposto da gasolina e preço subiu novamente. Ainda assim, o preço do etanol teve um aumento menor neste período.
O governo federal tomou essa medida para fazer com que o combustível feito com energia renovável volte a se tornar competitivo no mercado. Atualmente, para quem tem carro flex, abastecer com etanol se torna desvantajoso em todos os estados brasileiros, inclusive em São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, onde esse combustível é mais barato.
Importante saber comparar os preços
Agora, para evitar gasolina ruim, ou ‘batizada’, o consumidor deve procurar os postos de bandeira, como Ipiranga o BR, por exemplo. Caso não seja assim, há o risco de que o produto seja adulterado e crie problema no motor do carro.
Além disso, para saber se compensa mais colocar gasolina ou etanol, é importante saber fazer uma conta simples. Neste caso, pegue o valor do etanol e divida pelo preço da gasolina.
Assim, se o valor for menor que 0,70 na conta, compensa mais o etanol. Caso contrário, a gasolina se torna mais vantajosa na hora do abastecimento do veículo.
Leia também: Bolsa família: Veja quando vai receber seu benefício.