Gasolina ou etanol: Como fazer o cálculo para saber qual compensa mais?
O nível de consumo depende muito do modelo do carro, de quanto consome e onde vai usar o veículo.
A gasolina e o etanol são os dois principais combustíveis que se usam nos carros brasileiros. Aliás, no caso específico do etanol, é um combustível exclusivamente brasileiro, surgido no final da década de 1970.
No entanto, desde 2004, o Brasil também se tornou o primeiro país a usar carros flex, ou seja, que recebem etanol e gasolina como combustível. Desse modo, o motorista também passou a poder escolher qual dos dois é mais vantajoso.
Contudo, muitos não sabem quando realmente vale usar a gasolina e o etanol. Mas, isso também depende muito do modelo do carro, de quanto consome e onde vai usar o veículo.
Conta para saber se gasolina ou etanol são mais vantajosos
Agora, o que se pode fazer, embora não seja 100% exato, é uma conta mostrando qual combustível é o mais rentável. Assim, pegue o valor do preço do litro do etanol e divida pelo prelo do litro da gasolina. Se o valor da conta for acima de 0,7, a gasolina compensa mais, caso contrário, o etanol vale mais.
Isso porque a gasolina, embora seja mais cara que o etanol, em valores absolutos, é mais econômica. Normalmente, a gasolina é de 20% a 30% mais econômica que o etanol.
Então, vamos a um exemplo prático: a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível), divulga os preços médios do combustível toda semana. Em São José dos Campos-SP, no final de janeiro, o litro da gasolina custava R$ 4,62.
Por sua vez, o litro do etanol custava R$ 3,59. Então, dividindo o preço do etanol pelo da gasolina (3,59/4,62), o resultado da conta é 0,77, ou seja, neste caso, a gasolina é mais compensadora que o etanol.
Como o estado de São Paulo tem um dos preços mais baixos do país para o etanol, junto com Goiás e Mato Grosso do Sul, o etanol não é vantajoso em nenhum estado. Assim, a gasolina é mais rentável.
Outros combustíveis
No entanto, existem outros combustíveis também para se usar nos carros e um deles é o gás natural. No entanto, é preciso um investimento para instalar o kit gás.
Atualmente, o que também vem surgindo no mercado são os carros híbridos e elétricos. No primeiro caso, funciona tanto com eletricidade quanto com gasolina. E isso tem sido uma tendência mundial, com cada vez mais empresas produzindo carros eletrificados, deixando a gasolina e os demais combustíveis fósseis de lado.
Leia também: Descubra os principais sites de vagas.