IPVA parcelado no cartão de crédito? Saiba se é possível

Você sabia que é possível pagar IPVA parcelado no cartão de crédito em até 12 vezes? Muitas pessoas estão aderindo ao pagamento facilitado, que pode ser uma boa alternativa para quem está com muitas contas. 

Desde o ano de 2019 existe a possibilidade de donos de veículos parcelarem o pagamento. A decisão de facilitar a quitação por meio do cartão foi importante, visto que no começo do ano, geralmente, o número de contas aumenta. 

Para realizar o procedimento de pagar o IPVA parcelado no cartão de crédito o cliente não precisa sair de casa. Por meio do próprio site é possível fazer o procedimento. Porém, é preciso estar com os documentos em mãos. 

IPVA parcelado no cartão de crédito: entenda a novidade 

Embora poucas pessoas saibam, pagar o IPVA de forma parcelada, essa função já está em funcionamento desde o ano de 2019. A melhoria tem auxiliado muito no bolso dos brasileiros, principalmente em um momento de crise econômica como a atual. 

Porém, é importante ressaltar que fazer o pagamento do IPVA parcelado no cartão de crédito pode sair um pouco mais caro, visto que o procedimento cobra juros pela transação. Quanto maior o número de parcelas, maiores são as taxas de juros. 

Por isso, no ato da adesão, o mais importante é calcular se realmente vale a pena fazer o parcelamento, sempre levando em consideração a saúde financeira em longo prazo. 

Entenda como é calculado o IPVA 

O IPVA surgiu no ano de 1986, com o objetivo principal de substituir a TRU, Taxa Rodoviária Única, que era aplicado na melhoria de estradas de todo o país. 

No caso do imposto de veículos que funciona atualmente, toda a verba que é arrecadada pelos cidadãos é dividida entre os Municípios, o Estado e o Governo Federal, de forma que cada um aplica a verba de acordo com a necessidade do momento. 

Na hora de fazer o cálculo que o dono do veículo deve pagar, o Estado faz um cálculo que leva em consideração o valor do veículo, calculado sempre com base na tabela Fipe. 

Desta forma, pagar o IPVA parcelado no cartão de crédito também pode ser uma boa alternativa para quem não deseja ficar com o nome inadimplente. Poucas pessoas sabem, mas quem não faz o pagamento em dia, pode ter o nome restrito e ainda pagar juros por isso. 

Como pagar o IPVA parcelado no cartão de crédito

Para pagar o IPVA em diversas parcelas utilizando o cartão de crédito é preciso em primeiro lugar, acessar o site do Detran do seu estado. Por meio do site, o cidadão poderá ter contato com empresas credenciadas que fazem o parcelamento de forma rápida. 

Vale lembrar que atualmente cerca de 28 empresas estão cadastradas junto ao Governo para fazer esta prestação de serviço. Para mais informações, acesse o site do Detran de sua cidade. Veja os sites do Detran de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro:

Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.