Mandei um Pix errado e agora? Consigo recuperar o dinheiro?
O Pix veio para facilitar a vida de todo mundo, mas às vezes ele pode causar algumas confusões.
O sistema de Pix veio para agilizar as transações financeiras e facilitar a vida dos brasileiros, e a sua recepção não foi diferente, sendo ele atualmente uns dos principais meios de pagamento utilizados pela população.O PIX consiste em um meio de pagamento e transferência instantâneo desenvolvido pelo banco central (BC)
Com sua utilização simples e direta, porém com sua velocidade e simplicidade traz algumas consequências e também alguns transtornos, principalmente em casos de transferências realizadas por engano, quando o PIX é realizado para a pessoa errada.
Daí surge o questionamento, em caso de Pix realizado para a pessoa errada? tem como contornar essa situação? vamos trazer essa resposta agora!
Fiz um PIX errado e agora?
Segundo confirma o Banco Central, ao enviar o PIX errado é irreversível, dado que a transação é imediata, isto é, assim que é realizada a transferência o valor já cai de forma instantânea na conta de quem recebeu.
Os consumidores precisam se atentar a todos os detalhes na hora de realizar a transferência, detalhes esses que podem evitar o transtorno de fazer uma transação errada, pessoa ou empresa deve ser consultado no momento da operação e em casos de dúvidas sobre qualquer detalhe não envie até ter uma confirmação dos mesmos.
Deste modo, como a transação é irreversível não a como ser recuperar o dinheiro enviado por engano, a maneira mais fácil e simples qual você possa reaver seu dinheiro e entrar em contato com a pessoa ou empresa que acabou recebendo a quantia por engano, assim sendo possível um estorno do dinheiro.
No ato do estorno é algo muito simples de fazer, já que ao receber o PIX errado ao abrir o aplicativo do banco e verificar a quantia recebida de forma indevida vai aparecer a opção “devolver valor” o valor como o pix é estornado de forma imediata.
O que devo me atentar antes de enviar um PIX?
De acordo com a orientação do Banco Central, no ato em que for informar a chave, os dados da conta, ou na hora da utilização do QR Code, a pessoa ou empresa deve redobrar a atenção as informações apresentadas no aplicativo na hora da operação, o nome de quem vai receber, o nome do banco e os demais dados de quem vai receber os valores.
Se faz necessário confirmar todas as informações para realizar a operação e confirmar se todos os dados realmente batem com o da empresa ou pessoa que vai receber o valor, assim, caso as informações da empresa ou pessoa não batam e você fique na dúvida, se prive de realizar o PIX até que todas as informações sejam confirmadas.
O Pix veio realmente para quebrar a antiga burocracia que era fazer uma transferência bancária, mas é preciso ter atenção com o que falamos aqui para que essa mudança tão importante não se torne uma dor de cabeça.
Tomando as precauções e fazendo todo o processo com a atenção necessária, o Pix vai ser o seu melhor amigo no dia a dia. Será possível realizar diversas transferências ao longo da sua rotina, pagamentos em estabelecimentos e pagamentos de conta de forma muito mais simples do que antes.