7 mitos que te falaram sobre estar com o nome sujo no SPC e Serasa

7 mitos que te falaram sobre estar com o nome sujo no SPC e Serasa. Com a crise econômica que se alastra pelo Brasil, constatar que há mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes é algo que assusta, mas nos faz perceber que o brasileiro ainda precisa aprender a lidar melhor com suas finanças.

Anúncios

 

Mitos sobre quem tem o nome sujo

No entanto, para ajudar quem se encontra com o nome sujo no SPC ,vamos elencar 7 mitos sobre quem tem o nome sujo afinal de contas, a melhor forma de combater os mitos é com a informação!

 

1. Ao renegociar uma dívida seu nome continua sujo no SPC Serasa até haver a quitação

Nome sujo no SPC

No entanto, é um mito que se espalhou, ou seja , a verdade é que, ao renegociar uma dívida com o credor, o consumidor assina um documento com os dados da renegociação e, assim, a dívida anterior é transformada em uma dívida nova.

Contudo, é muito importante que ao renegociar a dívida o consumidor tenha certeza absoluta que poderá cumprir com os termos e prazos combinados na renegociação, caso contrário poderá ficar com o nome sujo no SPC novamente.

 

2. Ao atrasar o pagamento por um dia já deixa o nome sujo no SPC

Nome sujo no SPC

Está na cara que essa afirmação é um mito. Há um prazo mínimo de 15 dias depois do atraso do pagamento para que uma empresa coloque o nome do consumidor no SPC e Serasa, ou seja,  alguns credoras ainda podem demorar mais tempo para colocar o nome do cliente como negativado, como por exemplo de 30 a 60 dias após o atraso do pagamento.

No entanto, ainda assim é preciso atenção aos prazos para o pagamento, pois eles costumam prejudicar o score do consumidor e em caso de necessidade de solicitação de crédito pode haver dificuldade de consegui-lo.

 

3. Ao atrasar o pagamento de uma dívida o consumidor pode receber insistentemente mensagens e ligações de cobrança

Nome sujo no SPC

Não pode. Isso é mito!De acordo com o Código de Defesa do Consumidor,ou seja, caso o consumidor se sinta constrangido, incomodado ou com sua privacidade comprometida por uma empresa credora ele pode denunciar essa empresa no Procon ou apelar para a justiça.

O melhor que o consumidor pode fazer para que isso não chegue a acontecer é quando perceber que não conseguirá fazer seus pagamentos, tentar renegociar sua dívida, assim evitará ser um dos brasileiros inadimplentes ou receber cobranças abusivas.

 

4. Ao se tornar um dos brasileiros inadimplentes o banco pode bloquear seu cartão de crédito

Esse é um dos mitos sobre quem tem o nome sujo mais comuns, porém, não passa de mito mesmo. Quem já usa cartão de crédito não terá o serviço cancelado, entretanto, é necessário que o consumido tenha cuidado para não se endividar ainda mais.

5. Ao ter o nome sujo no SPC o banco pode impedir o pagamento de constas usando o débito automático

Não faz sentido essa afirmação, portanto, não passa de mais um dos mitos sobre quem tem o nome sujo, até porque fazer o pagamento de contas usando o débito automático é uma forma de não contrair dívidas.

6. Com o nome sujo no SPC você nunca conseguirá um trabalho

Isso é mito. Porém, devemos admitir que ter o nome no SPC e Serasa pode dificultar o processo de conseguir um trabalho, tendo em vista que as empresas podem consultar seu CPF para obterem mais informações a respeito de quem estão contratando.

Entretanto, ainda assim, não podem usar essa informação como justificativa para não contratar uma pessoa.

 

7. Ao ser um dos brasileiros inadimplentes você pode ser eliminado em um concurso público

Os concursos públicos não podem eliminar candidatos só por terem nome sujo no SPC, OU SEJA, excetuando concursos pontuais para o suprimento de cargos no setor bancário como Banco Central, Casa da Moeda ou BNDES.

E então, você já tinha ouvido essas afirmações em algum lugar? Conseguiu ter suas dúvidas solucionadas? Esperamos que sim e que, de alguma forma, esse conteúdo tenha sido relevante para você.

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo