Entenda melhor os números do cartão de crédito e como usá-los

Você sabe o que significa os números do cartão de crédito que é impresso na frente do seu? Ou aqueles que ficam atrás, escondidos?

Anúncios

São tantos números diferentes que podemos facilmente nos perder quando tentamos identificar cada um deles. Porém, quando os conhecemos, tudo fica mais simples de se com29preender.

Por isso, neste artigo, apresentaremos mais informações sobre os números do cartão de crédito para que você seja capaz de entender completamente o que estes significam.

Aproveite e boa leitura!

O que o número do cartão de crédito significa?

Apesar de a sequência de números do cartão de crédito parecer aleatória, na verdade, é bem o contrário.

Essa segue uma sequência lógica de números. Cada conjunto de 4 dígitos corresponde a uma identificação diferente do individuo dono do cartão. Logo, ele é composto por múltiplas informações de uma mesma pessoa.

Portanto, aquele grande número gerado na frente do cartão, que parece aleatório, é uma maneira de identificar o responsável pelo mesmo, assim como quais serviços ele possui associado a sua conta. Esse faz total sentido para as operadoras de crédito emissoras do mesmo.

Além disso, os últimos dígitos são definidos por um algoritmo de segurança criado por um engenheiro da IBM, o Hans Peter Luhn. Estes servem para impedir ações de hackers.

Por isso é sempre recomendado gerar um cartão virtual ao realizar compras online, assim como é de boa prática que empresas que trabalhem com internet banking mostrem apenas os últimos quatro dígitos.

Essa é uma maneira que o mercado como um todo adotou para proteger os dados da pessoa física, impedindo que ele tenha suas informações roubadas em casos de clonagem, roubo ou perca do cartão de crédito.

E os outros números existentes no cartão?

O cartão de crédito vem acompanhado de outros números, sendo esses, geralmente, o código de segurança e sua data de validade, assim como o telefone da credora emissora do próprio.

Porém, em casos de bancos ou de cartões que possuem funções de crédito ou débito, existem outros números adicionais neste. Esses são:

  • Número da conta;
  • Número da agência;
  • Digito da agência;
  • Número identificador do tipo de conta;

Vale ressaltar que bancos virtuais, como Next, Inter e Nubank não possuem tais números em seus cartões, visto que toda a operação destes é feita via celular. Logo, por não existir agência física, não há necessidade para dispor de tal informação.

Onde fica o número do cartão de crédito?

Apesar de, geralmente, este ser colocado na parte da frente do cartão de crédito, a tendência é que os bancos passem a colocá-lo na parte de trás. Bancos virtuais já adotaram tal medida, trazendo um novo design a seus cartões.

A identificação do cartão de débito é o mesmo do de crédito?

Não.

Existem pessoas que preferem fazer a separação, solicitando um cartão de crédito para o banco que já são clientes ou em outra entidade desse mesmo tipo.

Porém, é comum que na atualidade os cartões sejam multifuncionais, possuindo crédito e débito em um único lugar. Isso oferece maior praticidade para a pessoa, mas, em contrapartida, deixa informações demais em um único espaço.

Neste caso, o número do cartão de débito será divido com o de crédito. Porém, as funções serão acessadas de maneiras diferentes, onde, ao realizar uma compra, a máquina em que passar o seu cartão irá, através do sistema, acionar a função escolhida.

Para identificação, o número destacado, com 16 dígitos, é o que representa a função crédito. No de débito, os números da agência, da conta, etc. é de representatividade exclusiva do débito.

Como identificar um cartão de crédito?

A identificação de um cartão de crédito é fácil e bastante simples.

Basta conferir se esse possui os 16 números destacados, estejam estes na parte de trás ou da frente, além de um chip, alocado, geralmente, em sua parte esquerda.

Além disso, ele precisa possuir código de segurança, além de uma data de validade. Em casos onde esse possua mais informações, ele é, no mínimo, um cartão multifuncional.

Como saber o numero do cartão de crédito pelo CPF

Existem alguns meios que você pode utilizar para conseguir consultar o seu cartão de crédito via CPF.

Porém, como dito anteriormente, é de boa prática do mercado que as empresas que possuem o número do seu cartão “mascarem” esse para evitar problemas com vazamentos de contas e outras questões.

Lugares como a plataforma do Serasa permitem esse tipo de consulta, revelando apenas os últimos 4 dígitos do cartão.

Por ser uma medida protecionista, não existe maneira aberta de realizar uma consulta por CPF diretamente. Claro que, no caso da sua própria conta, você pode fazê-lo, mas, em de outras pessoas, é proibido.

Tanto que aqueles que realizam tal prática utilizam desses dados para, geralmente, clonarem cartões e utilizá-los para diversos fins.

Agora você sabe para que os números existentes no cartão de crédito servem!

Conforme vimos ao longo do artigo, os números de cartões apresentam informações sigilosas suas que somente podem ser identificadas pela empresa emissora do cartão, procurando, sempre, manter a sua conta em máximo sigilo.

Esses dados não podem vir a conhecimento público, uma vez que facilitaria a ação de hackers em clonar e utilizar o cartão de outras pessoas da maneira que esses quisessem.

Gostou do artigo? Então compartilhe-o nas redes sociais!

Patrocinados:

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo