Portal de Economia e Finanças

O que você precisa saber antes de fazer um consórcio imobiliário

0

Se você está em busca de conseguir realizar o sonho da casa própria, saiba que o consórcio imobiliário é uma das opções mais seguras, simples e econômicas. Nesta opção, as pessoas se unem para criar um fundo financeiro comum, que é usado para contemplar os membros do grupo no prazo estabelecido.

Publicidade

Essa é uma opção bem mais acessível e está sendo cada vez mais popularizado. Mas para conseguir adquirir o seu imóvel através desta opção é necessário saber como escolher a melhor opção de consórcio, já que diversos critérios precisam ser levados em consideração.

Publicidade

Neste artigo iremos fornecer todas a informações necessárias antes de escolher a melhor opção de consórcio imobiliário. Acompanhe!

Taxa de administração

consórcio imobiliário

Para quem não sabe, a taxa de administração é um valor que é pago para a empresa que é responsável pela administração do grupo do consórcio. Como se trata de uma taxa, todos os membros deste grupo precisam arcar com este custo.

Por isso, antes de escolher o consórcio imobiliário avalie a taxa de administração e veja qual é a melhor opção financeiramente, mas não se esqueça que a qualidade dos serviços oferecidos também precisam ser estudados.

Formas de contemplação

Para contratar um consórcio imobiliário é importante saber qual será a forma de contemplação, já que todo mundo quer ter acesso ao imóvel o mais rápido possível. As duas principais formas de contemplação de um consórcio são: Lance ou sorteio.

Publicidade

Se informe sobre como acontece cada uma delas e quais são os requisitos de cada uma das opções. Em casos de dúvida, entre em contato com a administradora.

Prazo

Os imóveis costumam ter um valor mais alto e por isso precisa ser uma compra planejada, levando em conta todas as possibilidades e necessidades financeiras.

Publicidade

Se o consórcio imobiliário possuir um prazo muito curto, pode acabar dificultando a compra, já que as parcelas mensais ficam bem mais altas. Por isso é tão importante avaliar essa característica no momento de escolher a melhor opção de consórcio.

Procure por administradoras que oferecem planos mais acessíveis, com prazos que realmente sejam compatíveis com o seu orçamento disponível.

Antecipação do consórcio de imóveis

Um fato muito importante é saber como funcionam os lances e a antecipação, pois eles podem acontecer de diferentes formas. Vale lembrar que o adiantamento das parcelas não garante que será contemplado.

Cláusulas do contrato

O documento principal de um consórcio imobiliário é o contrato de adesão pois nele são descritas todas as características do plano contratado, assim como os deveres e direitos de todas as partes envolvidas na contratação.

Publicidade

Assim que você assinar o contrato, significa que está de acordo com todas as cláusulas. Nunca assine algo sem ler todo o conteúdo e não deixe de analisar nenhum dos aspectos presentes, principalmente: taxas e encargos, prazos de pagamento, contemplação, duração do plano e oferta dos lances.

Confira todos os itens e questione os pontos que forem necessários, não se esqueça que é dever da administradora esclarecer todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.