Pedir cartão de crédito durante a pandemia: é uma boa hora?

Ter um cartão de crédito neste momento pode ser uma boa decisão, ou não?

Anúncios

A escolha de muita gente foi entrar em uma completa redução de gastos, seja em casa ou na empresa. Ainda que as dificuldades financeiras possam não estar latentes, a atitude (para muitos) deve ser boa a longo prazo, porque economiza dinheiro a acalma os ânimos.

Para quem não possui uma reserva de emergência, ter uma cartão de crédito pode ser um respiro ainda que o limite de crédito não seja uma renda extra. Isso porque com o parcelamento, você consegue guardar o dinheiro que tem e ir pagando aos poucos com o passar dos meses.

Sabemos que não é fácil conseguir um cartão de crédito, é claro. Você precisa ter o nome limpo, um bom score e não ter um histórico de dívidas altas. Quanto mais movimentações financeiras você tiver e todas bem sucedidas, mais fácil será a aprovação.

Ter um cartão de crédito neste momento pode ser uma boa decisão para o cliente e para o banco, porque com a economia crescendo pouco, tudo que as instituições financeiras querem é clientes para o momento que tudo passar.

Até mesmo as fintechs, que são empresas completamente digitais como a Nubank e Digio ganharam autorização para aumentar a produção e liberar cartões de crédito de forma mais facilitada para não sofrer tanto quando a pandemia acabar. Neste texto traremos porque seria bom pedir um cartão de crédito agora para ter um suporte nas contas.

Por que pedir um cartão de crédito agora?

Se você não tem um cartão de crédito, agora seria muito mais fácil aprovar seu cadastro desde que atenda os critérios que comentamos.  Além disso, sua renda pode render mais. Vamos aos motivos.

A aprovação será mais fácil

Como citamos, as fintechs tem respaldo para facilitar o pedido do seu cartão de crédito. Caso não tenha convites do Nubank, procure a Digio, Banco Original, Meupag!, entre outros. Normalmente eles já são mais simplificados do que os bancos tradicionais e oferecem um bom limite de crédito ainda que sua renda seja baixa.

Poucas tarifas

Não recomendados procurar grandes bancos que irão colocar tarifas pesadas, dessa forma não compensaria. Escolha os bancos digitais que não cobram anuidade e até mesmo por causa da pandemia oferecem descontos especiais em tarifas. A maioria dos bancos digitais, por exemplo, deixam de lado a anuidade que a longo prazo cobra caro do consumidor.

Um respiro

Ainda que o limite do cartão de crédito não seja uma renda extra, ele pode ser sim um respiro de alívio neste momento complicado do orçamento das famílias. Digamos que você tem um orçamento definido mensalmente, e ele acabou caindo durante o período da pandemia, seja porque os seus clientes sumiram ou porque o salário caiu.

Quando temos um limite de crédito, podemos sempre adiar o pagamento do que foi passado no crédito, ainda que isso precise ser feito com cautela. Além disso, os bancos estão segurando faturas por causa da pandemia, o que pode dar uma chance para você se manter e ainda organizar o orçamento.

 

Economizar dinheiro

Quando podemos colocar certas despesas no cartão de crédito, podemos guardar o dinheiro que gastaríamos para se segurar nos próximos meses. Caso você entenda de rendimentos, busque guardar em uma conta bancária que possa te render algo em pelo menos, três meses, para valer a pena pagar algumas coisas no cartão de crédito depois.

Por que NÃO pedir um cartão de crédito agora?

Primeiro que se você não consegue se controlar tendo um cartão de crédito, nem agora e nem tão cedo recomendados pedir um cartão de crédito. Uma fatura que nunca será paga vai gerar uma dor de cabeça que te acompanha a anos. Vamos aos motivos.

Dívidas durante o ano

Sem um planejamento, você irá atrasar essas faturas e carregar dívidas sem necessidade. Sabemos que o juros do cartão de crédito é abusivo quando existe atraso de fatura, por isso, precisamos ficar espertos. Caso você peça o cartão, gaste sem controle, isso vai ficar registrado no seu nome e você pode carregar isso até o fim do ano ou mais, caso a dívida se torne um valor muito alto.

Problemas desnecessários

Se você está bem financeiramente, tem reserva de emergência e mesmo com renda reduzida consegue se manter, tente apenas cortar alguns gastos que você tem na rotina e use o cartão de débito ou o dinheiro vivo. Não crie problemas desnecessários agora e caso queira ter um cartão de crédito para um motivo específico, saiba que uma hora, a conta virá.

A longo prazo, será ruim

Usar o cartão de crédito para pagar contas básicas, como água, luz, telefone ou alguma outra, vai te trazer um problemão. É quase certa a possibilidade que vire uma bola de neve, porque todas essas faturas irão se acumular,ainda que o serviço não seja cortado. Em algum momento você terá que lidar com essa bola de neve mais as outras contas mensais que não vão parar de chegar.

Usar como renda extra

Esse é o erro mais grave que alguém pode cometer com o cartão de crédito. Pensar que a renda já existente teve um acréscimo, é perigoso. É claro que pensando que temos mais dinheiro, vamos gastar mais grana, como uma ilusão. Muita gente se enrola achando que o limite de crédito estará lá independente das nossas atitudes e que pagar o mínimo sempre não vai nos enrolar.

Então, o que fazer?

Para tomar essa decisão, nossas dicas podem te ajudar, mas você precisa olhar a fundo a situação financeira da família e a sua mesmo. Anotar tudo, definir seus gastos e olhar com detalhes os extratos bancários, para estabelecer um padrão de gastos. Assim, você entenderá se é a hora ou não de aproveitar as facilidades impostas a cartão de crédito neste momento.

Observe as tarifas, qual o melhor cartão de crédito para seu caso e em que área da vida isso te ajudaria, principalmente se você já tem dívidas anteriores. Caso esteja tudo certo, saiba que um cartão de crédito pode te ajudar a se organizar financeiramente para os próximos meses.

Patrocinados:

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo