PIX poderá ser um aliado para quitar dívidas; saiba como fazer
Governo ainda estuda com o Banco Central a possibilidade de parcelamento de débitos do cidadão.
PIX poderá ser um aliado para quitar dívidas; saiba como fazer
O PIX é um serviço de pagamento instantâneo criado em 2020, no Brasil, que não tem custos para os usuários. Assim, rapidamente caiu no gosto popular dos cidadãos.
Afinal de contas, por ser algo gratuito e imediato, o PIX ganhou espaço por conta de sua popularidade. Com ele, é possível fazer diversos tipos de pagamentos sem sair de casa e sem precisar de cartão de crédito ou débito.
Dívidas com o PIX
No entanto, o PIX também foi evoluindo desde o seu lançamento naquele final de 2020 e hoje muitos não sabem mais como viver sem ele.
Então, outras vantagens do PIX estão surgindo e, além de usar a senha do celular para fazer pagamentos, é possível também usar o QR Code. Inclusive, é possível fazer pagamentos de uma conta para outra sem nenhum tipo de gasto.
Inclusive, o PIX foi um ‘duro golpe’ no TED e no DOC, as tradicionais transferências entre bancos diferentes. Isso porque essas duas outras modalidades sempre cobram um determinado valor.
Agora, uma outra novidade no PIX pode surgir nos próximos meses. Assim, as pessoas que estão com algum tipo de dívida também poderão usar esse método instantâneo para quitar os déficits.
Como pagar as dívidas no PIX
Isso ainda é algo embrionário e que surgiu no início de abril. Na oportunidade, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, consultou o BC (Banco Central) para saber a possibilidade de se parcelar dívidas através do PIX.
Afinal de contas, o órgão independente do governo federal foi o idealizador do pagamento instantâneo. Caso se consolide, será mais uma opção para as pessoas no dia a dia.
Agora, com a expectativa de poder parcelar dívidas via PIX, também se espera um barateamento do crédito. Afinal de contas, atualmente o Brasil tem mais de 70 milhões com algum tipo de dívida que não conseguiu pagar.
Então, com a possibilidade do parcelamento via PIX, haverá mais chances de tentar ‘limpar o nome’ na praça. E o serviço de pagamento instantâneo vai ganhar mais uma função.
Por enquanto, como já dito acima, é algo embrionário, que poderá se desenvolver nos próximos tempos. Recentemente, o governo federal também criou o programa Desenrola Brasil, outro sistema que visa a facilitação do pagamento das dívidas das pessoas.
Assim, vai se tornar algo mais fácil para as famílias de baixa renda. E, com mais gente tendo o nome limpo, vai facilitar o acesso ao crédito. Então, nos próximos meses, o PIX poderá se tornar um protagonista nisso.
Saiba também: Auxílio Brasil Crefisa: Saiba tudo sobre o empréstimo para negativados.